Educação do Campo, Território e a Escola da/na Ilha no Litoral do Paraná

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p233-252

Mots-clés :

Educação no território; Escola do campo da/na ilha; Litoral paranaense.

Résumé

Apresenta pesquisa sobre as relações entre a Educação do Campo, o Território e a escola da/na ilha em uma comunidade tradicional no litoral do Paraná. Objetiva compreender o significado que a educação e a escola do campo da/na ilha têm para as comunidades do litoral paranaense na relação com o território. O percurso teórico metodológico assume a concepção dialética do conhecimento e utiliza técnicas e procedimentos pertinentes ao enfoque metodológico de pesquisa do tipo etnográfica. Realiza observação participante, registro no caderno de campo, fotografias, questionários, entrevistas e estudo documental para produzir os dados e busca, na análise de conjuntura, os aportes necessários para o desvelamento da realidade. Constata como principais resultados que, as contribuições das produções acadêmicas sobre Educação do Campo se ampliaram; é preciso avançar com os processos realizados pela escola dentro das comunidades; embora práticas educativas já busquem articular cultura, trabalho enquanto modo de vida e o território, ainda há espaço para intensificar e aprofundar estas questões, consideradas essenciais na luta pela escola do campo da/na ilha. Conclui pela necessidade de que os sujeitos envolvidos na relação escola, comunidade e território busquem estratégias de aproximação e rompimento das fronteiras da alteridade, no sentido de avançar com um projeto educativo emancipador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2021-10-19

Comment citer

DE PAULA, A. P.; SANTIAGO BUFREM, L. Educação do Campo, Território e a Escola da/na Ilha no Litoral do Paraná. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 233–252, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p233-252. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10071. Acesso em: 22 nov. 2024.