A Formação inicial dos professores para trabalhar nas Escolas do Campo

qual o papel dos cursos de pedagogia?

Auteurs-es

  • Renata Queiroz de Moraes Americano Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Anamaria Santana da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p253-266

Mots-clés :

253-266

Résumé

RESUMO

Esse artigo tem como foco a apresentação e análise dos dados de uma pesquisa a respeito da formação inicial de professores para trabalharem nas escolas do campo. O objetivo da referida pesquisa foi compreender como os cursos de pedagogia têm feito a formação inicial dos professores que irão trabalhar nas escolas do campo e nas escolas ribeirinhas. A pesquisa foi realizada nos sites das Universidades públicas brasileiras, federais e estaduais. O levantamento de dados considerou a oferta de disciplinas nos cursos de pedagogia das universidades federais e estaduais relacionadas à educação do campo: quantidade de disciplinas, carga horária, nome e ementas das disciplinas. Em 263 cursos de pedagogia analisados foram encontradas 112 disciplinas relacionas à educação do campo. No entanto, percebeu-se que, geralmente são ofertadas apenas 1 disciplina por curso e com uma carga horária irrelevante. Além disso, as temáticas encontradas privilegiam as questões mais gerais em detrimento das questões relacionadas às práticas pedagógicas.

PALAVRAS CHAVE: Educação do Campo; formação de professores; pedagogia

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Anamaria Santana da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Atualmente, é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, política pública, educação, pedagogia da infância e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Publié-e

2021-10-19

Comment citer

AMERICANO, R. Q. de M.; SILVA, A. S. da. A Formação inicial dos professores para trabalhar nas Escolas do Campo: qual o papel dos cursos de pedagogia?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 253–266, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p253-266. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10040. Acesso em: 25 nov. 2024.