MULTIPLICAR ESCOLAS E ESTAR NA CULTURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA/BA

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DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p269-286

Palavras-chave:

Cultura, Escola, Retomada, Tupinambá

Resumo

Neste artigo pretendemos demonstrar, a partir da etnografia realizada sobre a escola dos Tupinambá de Olivença (BA), como esta instituição tem se tornado central para a defesa e demarcação do território, sobretudo nas áreas de retomadas. Ademais, interessa-nos refletir sobre a centralidade da escola para a produção de pessoas fortes na cultura, atualização e produção de parentesco e para aquilo que os Tupinambá definem como no estar na cultura. Nesse sentido, estar na cultura, para os Tupinambá, se traduz no processo de construir coletividades, e a escola tem sido um vetor importante nesse processo.

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

SANTANA, J. V. J. de; COHN, C. MULTIPLICAR ESCOLAS E ESTAR NA CULTURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA/BA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 269–286, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p269-286. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8284. Acesso em: 28 mar. 2024.