O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p155-172Palabras clave:
Ensino de matemática, Currículo de matemática, Educação profissional, Ensino técnicoResumen
O artigo visa, a partir da caracterização da Educação Profissional e Tecnológica no
sistema educacional brasileiro, discutir necessidades, dificuldades e estratégias
didáticas apresentadas por professores brasileiros sobre a Matemática em
cursos técnicos da área de indústria de uma escola pública do Brasil. Para
tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, construída a partir dos seguintes
procedimentos metodológicos: visitas técnicas à escola investigada, análise de
currículos e entrevistas com professores. O estudo revela que a matemática na
educação profissional técnica (concomitante/subsequente) apresenta-se como
base tecnológica, devendo então estar atrelada à formação matemática dos
alunos, superando perspectivas meramente instrumentais de ensino.
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Atualizado em 15/07/2017