O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p155-172Keywords:
Teaching math, Mathematics curriculum, Vocational education, Technical educationAbstract
O artigo visa, a partir da caracterização da Educação Profissional e Tecnológica no
sistema educacional brasileiro, discutir necessidades, dificuldades e estratégias
didáticas apresentadas por professores brasileiros sobre a Matemática em
cursos técnicos da área de indústria de uma escola pública do Brasil. Para
tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, construída a partir dos seguintes
procedimentos metodológicos: visitas técnicas à escola investigada, análise de
currículos e entrevistas com professores. O estudo revela que a matemática na
educação profissional técnica (concomitante/subsequente) apresenta-se como
base tecnológica, devendo então estar atrelada à formação matemática dos
alunos, superando perspectivas meramente instrumentais de ensino.
Downloads
References
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, 2001.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 26 mar. 2019.
______. Ministério do Trabalho. Portaria Ministerial nº 397, de 9 de outubro de 2002. Aprova a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO/2002, para uso em todo território nacional e autoriza a sua publicação. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/legislacao.jsf>. Acesso em: 26 mar. 2019.
______. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm>. Acesso em: 26 mar. 2019.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Brasília, DF, 2012a
______. Catálogo nacional dos cursos técnicos. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2012b.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 11, de 9 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF, 2012c. Disponível em: <https://goo.gl/WiqPUq>. Acesso em: 26 mar. 2019.
CENTRO PAULA SOUZA. Plano de curso: técnico em eletrotécnica. São Paulo, 2001a. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2016.
______. Plano de curso: técnico em mecânica. São Paulo, 2001b. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2016.
______. Estrutura. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.cps.sp.gov.br/estrutura/#>. Acesso em: 7 ago. 2015.
FERRER JULIÁ, F. La educación comparada actual. Barcelona: Ariel, 2002.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GONÇALVES, H. J. L. A educação profissional e o ensino de Matemática: conjunturas para uma abordagem interdisciplinar. 2012. 173 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2012.
GONÇALVES, H. J. L.; DIAS, A. L. B.; PERALTA, D. A. O que dizem professores de uma instituição de educação profissional sobre interdisciplinaridade no ensino de matemática. Ciência & Ensino, Piracicaba, SP, v. 4, n. 1, p. 24-41, 2015. Disponível em: <http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/797>. Acesso em: 30 maio 2016.
______. Estudo comparativo sobre o ensino de matemática em currículos de educação profissional técnica: Brasil e Estados Unidos. Bolema, Rio Claro, SP, v. 32, n. 60, p. 31-56, abr. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a02>. Acesso em: 30 mar. 2019.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa II: crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 2003.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo escolar da educação básica 2013 – resumo técnico. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos>. Acesso em: 30 maio 2016.
LOZADA, C. O. Alternativas de modelagem matemática aplicada ao contexto do ensino de física: a relevância do trabalho interdisciplinar entre matemática e física. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Sbem, 2007. p. 1-15. Disponível em: <http://goo.gl/xDvqqe>. Acesso em: 30 maio 2016.
MEEDER, H.; SUDDRETH, T. Common core state standards & career and technical education: bridging the divide between college and career readiness. Washington: Achieve Inc, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/HZWOcx>. Acesso em: 30 maio 2016.
PASSOS, R. D. F. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS): breve história e perspectivas. Dialogia, São Paulo, v. 5, p. 67-71, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.888>. Acesso em: 30 mar. 2019.
PILZ, M. International comparative research into vocational training: methods and approaches. In: ______ (Ed.). The future of vocational education and training in a changing world, 2012. p. 561-588.
SÃO PAULO. Indicação CEE nº 8, de 5 de julho de 2000. Diretrizes para Implementação da Educação Profissional de nível Técnico no sistema de ensino do Estado de São Paulo. São Paulo, 2000.
______. Deliberação CEE nº 97, de 25 de fevereiro de 2010. Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino e autorização de cursos e programas de educação a distância, no ensino fundamental e médio para jovens e adultos e na educação profissional técnica de nível médio, no sistema de ensino do Estado de São Paulo. São Paulo, 2010.
______. Deliberação CEE nº 105, de 10 de fevereiro de 2011. Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação Profissional Técnica, presencial ou a distância, e dá providências correlatas. São Paulo, 2011.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017