Crianças indígenas Guarani Nhandewa no Norte do Paraná: aprendizagens culturais e escolares
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p59-76Palabras clave:
Infância indígena, Criança Guarani Nhandewa, Sistemas educativosResumen
A criança indígena, na organização sociocultural de cada povo, tem formas
próprias de aprender, recebendo cuidados, orientação e atenção dos parentes. Na
cultura Nhandewa, todos os espaços da aldeia são espaços de aprendizagem das
crianças. Os mais velhos, os tudjás, assim como os Txamõi e as Djaryi, sabedores
das tradições, as repassam às novas gerações em situações e espaços propícios,
como a Oy Guatsu. Neste texto apresentamos e discutimos elementos da educação
da criança Guarani Nhandewa, observados e registrados, especialmente, em
suas vivências em eventos culturais, em terras indígenas do norte do Paraná.
Evidenciou-se que os professores Nhandewa, com apoio de suas comunidades,
têm buscado articular os conhecimentos escolares aos conhecimentos ancestrais,
no espaço escolar e nos eventos culturais nas aldeias, configurados como
momentos de significativas aprendizagens para as crianças Guarani.
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Atualizado em 15/07/2017