PROJETO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB: contextos e prática

Autores/as

  • Ruttany Souza Alves Ferreira Escolas Estaduais Cidadãs Integrais da Paraíba
  • Cibele Maria Lima Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gilvaneide Ferreira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p170-185

Palabras clave:

Política educacional, Ampliação da jornada escolar, Qualidade da educação

Resumen

O presente artigo objetiva analisar o contexto de implantação do Projeto “Escola de Tempo Integral” em uma escola de ensino fundamental na cidade de João Pessoa-PB, assim como compreender como esta política é efetivada na prática em uma escola de ensino fundamental (anos iniciais) da rede municipal. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações. Como principais resultados encontrou-se que o modelo adotado em João Pessoa está centrado na ampliação do tempo, na perspectiva do aluno em tempo integral. O Projeto em tela possui visíveis influências do Programa Mais Educação. Na prática, a extensão da carga horária está atrelada à proteção social. Também se organiza a partir do discurso das avaliações padronizadas ao reforçar o estudo dos conteúdos curriculares de português e matemática, visando elevar as médias nas referidas disciplinas. Além disso, a Secretaria possui um sistema próprio de avaliação que segue a mesma lógica – o chamado Programa Escola Nota 10. Os sujeitos que desempenham funções docentes, em especial as professoras e tutoras, são cobrados para que as crianças atinjam o desempenho necessário a fim de ganhar a premiação do Programa Escola Nota 10. Desse modo, o trabalho da instituição gira em torno das normas de tal Programa.

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Biografía del autor/a

Ruttany Souza Alves Ferreira, Escolas Estaduais Cidadãs Integrais da Paraíba

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco
(Fundaj/UFRPE). Coordenadora Pedagógica da Escola Carrossel Prisma. Técnica Pedagógica do Núcleo das Escolas Estaduais
Cidadãs Integrais da Paraíba

Cibele Maria Lima Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas
e Identidades Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco (Fundaj/UFRPE) e do Mestrado
Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/MEC).

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira, Portugal (UMa/PT). Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco (Fundaj/UFRPE) e do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)/Coordenadora do GEEAD/NEFOPP

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Publicado

2018-12-29

Cómo citar

FERREIRA, R. S. A.; RODRIGUES, C. M. L.; OLIVEIRA, G. F. de. PROJETO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB: contextos e prática. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 170–185, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p170-185. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5668. Acesso em: 24 nov. 2024.