INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pResumen
Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.
Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional
atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto
uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber
escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do
sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes
socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.
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Atualizado em 15/07/2017