O DEBATE SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E CONHECIMENTO EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSOS FORMATIVOS PARA A DOCÊNCIA E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maria Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Audemara Rodrigues Nascimento Rede Municipal de Ensino de Barreiras
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p77-88

Palavras-chave:

Conhecimento, Cultura, EJA, Identidade, Formação docente

Resumo

O objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Para tanto, busca-se uma definição conceitual dos termos identidade e cultura, ao mesmo tempo em que se investiga a constituição da identidade cultural brasileira a partir da contribuição das matrizes étnicas presentes na história do Brasil, seguida de discussões sobre identidade, cultura e conhecimento na EJA no contexto atual. Este texto resulta de pesquisa bibliográfica e reflexões do aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) e Freire (1979), entre outros que discutem as múltiplas referências e a diversidade da identidade cultural dos sujeitos que frequentam a EJA e sua relação com o currículo. A análise teórica apresenta como resultado a necessidade do reconhecimento da diversidade cultural do povo brasileiro pela EJA. Discute, por fim, a proposição de uma escola aberta às múltiplas identidades presentes na escolarização na EJA e na formação docente.

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Biografia do Autor

Maria Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutora pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa: Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA).

Audemara Rodrigues Nascimento, Rede Municipal de Ensino de Barreiras

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Barreiras. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (MPEJA/UNEB).

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia.

Professor Pleno do Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Psicologia pela
Universidade de Barcelona – Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização, Inovação e Políticas Públicas em
Educação.

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

LAFFIN, M. F.; NASCIMENTO, A. R.; AMORIM, A. O DEBATE SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E CONHECIMENTO EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSOS FORMATIVOS PARA A DOCÊNCIA E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 77–88, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p77-88. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4572. Acesso em: 22 dez. 2024.