INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Carla Liane N. Santos Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • José Antonio Serrano Castañeda Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.
Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional
atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto
uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber
escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do
sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes
socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutor em Psicologia da Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade de Barcelona da Espanha (UB). Professor Titular do Departamento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia.

Carla Liane N. Santos, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta do Departa-mento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia.

José Antonio Serrano Castañeda, Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona da Espanha (UB). Professor Titular da Universidade Pedagó-gica Nacional

Referências

AMORIM, Antonio. Escola: uma instituição social, complexa e plural. São Paulo: Viena, 2007.

______. Gestão do ensino, política e formação docente. In: AMORIM, Antonio; MENEZES, Jaci; SOARES, Arnaud (Org.). Educação e contemporaneidade: processos e metamorfose. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. v. 1, p. 367-382.

APPLE, M. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

AZNAR DÍAZ, I.; HINOJO LUCENA, F. J. Necesidad de una pedagogía intercultural en las instituciones educativas:

orientaciones para la práctica docente en educación infantil. In: CONGRESO NACIONAL Y IBEROAMERICANO

DE PEDAGOGÍA, 13., 2004, Valencia. Anais... Valencia: Sociedad Españhola de Pedagogia, 2004. 1 CD-ROM.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1992.

CAO, Eldis R.; RODRIGUEZ, José I. Herrera. Ensinar e apren-der na sociedade do conhecimento: o trabalho independente e o trabalho de um guardião alternativo para a sua implemen-tação. Revista de Educação e Desenvolvimento, v. 1, n. 1, mar. 2009.

CARBONELL, J. A aventura de inovar. A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ESSOBA, M.A. Construir uma escuela intercultural. Reflexiones y propuestas para trabajar la diversidad étnica y cultural. Barcelona: Grao, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. (Série Cultura, memória e currículo, v. 5).

FORQUIM, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GATHER THURLER, Monica. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GERALDI, C. M. G.; MESSIAS, M. G. M.; GUERRA, M. D. S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocu-pações políticas, teóricas e epistemológicas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998. p. 237-276.

LIBÂNEO, J. C. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: MONTEIRO SILVA, Aida Maria. et al (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 11-45.

MARX, Karl. O Manifesto comunista. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O professor e as propos-tas de mudança didática. In: SERBINO, R. V. et al (Org.). Formação de professores. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.

MISKALO, Inês Kisil. Soluções educacionais para o desenvolvimento humano. Educação: teoria e prática, Rio

Claro, SP, v. 19, n. 32, p. 37-55, jan./jun. 2009.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. São Paulo: Artmed, 2002.

PÉREZ-GOMÉZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PEREZ TAPIAS, J. A. Claves humanistas para una educación democrática. Madrid: Anaya/Alauda, 1996.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SÁNCHEZ FERNÁNDEZ, S. La educación intercultural como criterio de calidad de las políticas educativas. In:

LLORENTE, T. et al (Org.). Investigación educativa: diversidad y escuela. Madri: Grupo Editorial Universitario, 2001. p. 135-166.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Globalização: fatalidade ou utopia? Porto: Afrontamento, 2001.

SANTOS, L. L. C. P. Pluralidade de saberes em processos educativos. In: MONTEIRO SILVA, Aida Maria. et al

(Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 46-59.

SAVIANI, D. Saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. da. (Org.). Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universi-dade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. v. 1, p. 141-156 .

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Tradução: Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SERRANO, José A. Tendencias en la formación de docentes. In: DUCOING, P. (Org.). Sujetos, actores y procesos de

formación., México: Consejo Mexicano de Investigación Educativa-Instituto Politécnico Nacional, 2005. p.171-269.

______. Innovar a partir de la reflexión de la práctica educativa. In: DIRECCIÓN GENERAL DE DESARROLLO

DE LA GESTIÓN Y DE LA INNOVACIÓN EDUCATIVA. Cultivar la innovación. Hacía una cultura de la innovación. México, 2009. p. 67-99.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Como Citar

AMORIM, A.; SANTOS, C. L. N.; CASTAÑEDA, J. A. S. INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523. Acesso em: 14 nov. 2024.