INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Carla Liane N. Santos Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • José Antonio Serrano Castañeda Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.
Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional
atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto
uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber
escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do
sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes
socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutor em Psicologia da Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade de Barcelona da Espanha (UB). Professor Titular do Departamento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia.

Carla Liane N. Santos, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta do Departa-mento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia.

José Antonio Serrano Castañeda, Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona da Espanha (UB). Professor Titular da Universidade Pedagó-gica Nacional

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Como Citar

AMORIM, A.; SANTOS, C. L. N.; CASTAÑEDA, J. A. S. INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523. Acesso em: 19 abr. 2024.