OS FAZERES DE BEBÊS E SUAS PROFESSORAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA

Autores/as

  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p133-144

Palabras clave:

Bebês, Práticas pedagógicas, Educação infantil, Relações entre pares

Resumen

O presente estudo busca captar o ponto de vista de bebês sobre a organização das práticas educativas, explorando suas possibilidades expressivas não verbais, em situações cotidianas da Educação Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras, seis Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 31 crianças de ambos os sexos, com idades entre 08 e 16 meses, integrantes de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade do Recife-PE. Foram realizadas 38 sessões de filmagem durante três meses. Os dados foram produzidos por meio da análise microgenética, em que cada sessão foi observada atentamente a fim de serem recortados e descritos episódios interacionais. Olhar para o bebê no contexto da Educação Infantil e ouvi-lo em seus interesses viabilizou a captura e a compreensão de seu ponto de vista como elemento que balizou a construção de um trabalho pedagógico a partir das competências sociocomunicativas que seu comportamento interativo pôde desvelar em parceria com suas professoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta IV do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).

Citas

ADES, César. Um adulto atípico na cultura das crianças. In: MULLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Teoria e prática na pesquisa com crianças. São Paulo: Cortez, 2009. p. 127-136.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, DF: 2009.

CAMAIONI, L. L’Interazione tra bambini. Roma: Armando, 1980.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Sílvia Helena Viera (Org.). A criança fala: a escuta da criança em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 127-139.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; BERALDO, K. E. A. Interação criança-criança: o ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 71, p. 55-61, nov. 1989.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; MULLER, Fernanda; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. Sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento e educação infantil: diálogos necessários. In: MULLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças. São Paulo: Cortez, 2009. p. 189-204.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Zahar, 2005.

CORSARO, Willian. The sociology of childhood. London: Pine Forge Press, 2005.

CRUZ, Sílvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da infância: pesquisa com crianças. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 351-360, maio/ago. 2005.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da Educação Infantil. In: GOULART, Ana Lúcia de Faria; PALHARES, Marina Silveira (Org.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 37-41.

GRAUE, Elisabeth; WALSH, Daniel. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

JABLON, Judy; DOMBRO Amy Laura; DICHTELMILLER, Margo. O poder da observação. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KRAMER, Sônia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BASÍLIO, Luís Carlos C.; KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. p. 85-98.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educação infantil e currículo. In: GOULART, Ana Lúcia de Faria; PALHARES, Marina Silveira (Org). Educação infantil pós LDB: rumos e desafios. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 21-36.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MONTANDON, Cléoâtre. As práticas educativas e a experiência das crianças. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 143-162, maio/ago. 2005.

MARTINS FILHO, Altino José (Org.). Criança pede respeito. Porto Alegre: Mediação, 2005.

MARTINS FILHO, Altino José. Et al. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.

MOSS, Peter. Recontextualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2005. p. 124-138.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PEDROSA, Maria Isabel; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Análise qualitativa de episódios de interação: uma reflexão sobre procedimentos e formas de uso. Psicologia, Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 431-442, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

POST, Jacalyn; HOHMANN, Mary. Educação de bebés em infantários – cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

RAMOS, Tacyana Karla Gomes Ramos. A criança em interação social no berçário da creche e suas interfaces com a organização do ambiente pedagógico. 2010. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2010.

RIBEIRO, Fernando Luiz; BUSSAB, Vera Sílvia Raad; OTTA, Ema. De colo em colo de berço em berço. In: MOURA, Maria Lucia Seill de (Org.). O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 230-284.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para o debate científico interdisciplinar. In: CRUZ, Sílvia Helena Viera Cruz (Org.). A criança fala: a escuta da criança em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-51.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 73-85.

SOUZA, Gisele (Org.). Criança em perspectiva: olhares do mundo sobre o tempo infância. São Paulo: Cortez, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: um estudo de caso em uma creche conveniada. 2004. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2004.

WALLON, Henri. A expressão das emoções e seus fins sociais. In: ______. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1971. p. 89-94.

Publicado

2018-04-27

Cómo citar

RAMOS, T. K. G. OS FAZERES DE BEBÊS E SUAS PROFESSORAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 133–144, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p133-144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4971. Acesso em: 21 nov. 2024.