OS FAZERES DE BEBÊS E SUAS PROFESSORAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p133-144Keywords:
Bebês, Práticas pedagógicas, Educação infantil, Relações entre paresAbstract
O presente estudo busca captar o ponto de vista de bebês sobre a organização das práticas educativas, explorando suas possibilidades expressivas não verbais, em situações cotidianas da Educação Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras, seis Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 31 crianças de ambos os sexos, com idades entre 08 e 16 meses, integrantes de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade do Recife-PE. Foram realizadas 38 sessões de filmagem durante três meses. Os dados foram produzidos por meio da análise microgenética, em que cada sessão foi observada atentamente a fim de serem recortados e descritos episódios interacionais. Olhar para o bebê no contexto da Educação Infantil e ouvi-lo em seus interesses viabilizou a captura e a compreensão de seu ponto de vista como elemento que balizou a construção de um trabalho pedagógico a partir das competências sociocomunicativas que seu comportamento interativo pôde desvelar em parceria com suas professoras.
Downloads
References
ADES, César. Um adulto atípico na cultura das crianças. In: MULLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Teoria e prática na pesquisa com crianças. São Paulo: Cortez, 2009. p. 127-136.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, DF: 2009.
CAMAIONI, L. L’Interazione tra bambini. Roma: Armando, 1980.
CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Sílvia Helena Viera (Org.). A criança fala: a escuta da criança em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 127-139.
CARVALHO, Ana Maria Almeida; BERALDO, K. E. A. Interação criança-criança: o ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 71, p. 55-61, nov. 1989.
CARVALHO, Ana Maria Almeida; MULLER, Fernanda; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. Sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento e educação infantil: diálogos necessários. In: MULLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças. São Paulo: Cortez, 2009. p. 189-204.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Zahar, 2005.
CORSARO, Willian. The sociology of childhood. London: Pine Forge Press, 2005.
CRUZ, Sílvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da infância: pesquisa com crianças. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 351-360, maio/ago. 2005.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da Educação Infantil. In: GOULART, Ana Lúcia de Faria; PALHARES, Marina Silveira (Org.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 37-41.
GRAUE, Elisabeth; WALSH, Daniel. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JABLON, Judy; DOMBRO Amy Laura; DICHTELMILLER, Margo. O poder da observação. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KRAMER, Sônia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BASÍLIO, Luís Carlos C.; KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. p. 85-98.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educação infantil e currículo. In: GOULART, Ana Lúcia de Faria; PALHARES, Marina Silveira (Org). Educação infantil pós LDB: rumos e desafios. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 21-36.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MONTANDON, Cléoâtre. As práticas educativas e a experiência das crianças. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 143-162, maio/ago. 2005.
MARTINS FILHO, Altino José (Org.). Criança pede respeito. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MARTINS FILHO, Altino José. Et al. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.
MOSS, Peter. Recontextualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2005. p. 124-138.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PEDROSA, Maria Isabel; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Análise qualitativa de episódios de interação: uma reflexão sobre procedimentos e formas de uso. Psicologia, Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 431-442, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
POST, Jacalyn; HOHMANN, Mary. Educação de bebés em infantários – cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
RAMOS, Tacyana Karla Gomes Ramos. A criança em interação social no berçário da creche e suas interfaces com a organização do ambiente pedagógico. 2010. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2010.
RIBEIRO, Fernando Luiz; BUSSAB, Vera Sílvia Raad; OTTA, Ema. De colo em colo de berço em berço. In: MOURA, Maria Lucia Seill de (Org.). O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 230-284.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para o debate científico interdisciplinar. In: CRUZ, Sílvia Helena Viera Cruz (Org.). A criança fala: a escuta da criança em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-51.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 73-85.
SOUZA, Gisele (Org.). Criança em perspectiva: olhares do mundo sobre o tempo infância. São Paulo: Cortez, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: um estudo de caso em uma creche conveniada. 2004. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2004.
WALLON, Henri. A expressão das emoções e seus fins sociais. In: ______. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1971. p. 89-94.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017