PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO

Autores/as

  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Viviane Ache Cancian Universidade Federal de Santa Maria
  • Noeli Valentina Weshenfelder Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÌ).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67

Palabras clave:

Formação de professores, Curso de pedagogia, Educação infantil, Docência

Resumen

O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola

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Biografía del autor/a

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e do Programa
de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS).

Viviane Ache Cancian, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM). Diretora da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM). Presidente Nacional da Associação das Unidades Universitárias de
Educação Infantil.

Noeli Valentina Weshenfelder, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÌ).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do
Rio Grande do Sul (UNIJUÌ).

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Publicado

2018-04-27

Cómo citar

BARBOSA, M. C. S.; CANCIAN, V. A.; WESHENFELDER, N. V. PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 45–67, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966. Acesso em: 24 nov. 2024.