PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO

Autores

  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Viviane Ache Cancian Universidade Federal de Santa Maria
  • Noeli Valentina Weshenfelder Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÌ).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67

Palavras-chave:

Formação de professores, Curso de pedagogia, Educação infantil, Docência

Resumo

O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e do Programa
de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS).

Viviane Ache Cancian, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM). Diretora da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM). Presidente Nacional da Associação das Unidades Universitárias de
Educação Infantil.

Noeli Valentina Weshenfelder, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÌ).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do
Rio Grande do Sul (UNIJUÌ).

Referências

ALLIAUD, A. Los artesanos de la enseñanza: acerca de la formación de maestros con oficio. Buenos Aires: Paidós, 2017.

ARTES, A.; UNBEHAUM, S. Escritos de Fúlvia Rosemberg. São Paulo: Cortez, 2015.

AZEVEDO, H. H. O. Educação infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. São Paulo: UNESP, 2013.

BARBOSA, M. C. S. Três notas sobre a formação inicial e a docência na educação infantil. In: CANCIAN, Viviane A.; GALLINA, Simone F. S.; WESCHENFELDER, Noeli. Pedagogias das infâncias, crianças e docências. Livro 2. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. p. 131-140.

BARBOSA, M. C. S.; FERNANDES, S. B. Diversidade no ambiente escolar: ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos. Porto Alegre: Evangraf, 2011.

______. Educação infantil e educação no campo: um encontro necessário para concretizar a justiça social com as crianças pequenas residentes em áreas rurais. Reflexão e Ação, v. 21, p. 299-315, 2013.

BARBOSA, M. C. S.; GOBATTO, C. A. (Dupla) Invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas na educação infantil: tão perto, tão longe. Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, p. 21-36, 2017.

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. Creche: uma estranha no ninho educacional. Dialogia, n. 17, p. 75-92, 2013.

BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 20 mar. 2018.

______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Brasília, DF, 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP no 05, de 13 de dezembro de 2005. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP no 01, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Presidência da República. Casa Civil. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Brasília, DF, 2009a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho da Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 20, aprovado em 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 mar. 2018.

______. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC/UFRGS para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB/UFRGS, 2009c.

______. Relatório de pesquisa: mapeamento e análise das propostas pedagógicas municipais para a educação infantil. Projeto de Cooperação Técnica MEC–UFRGS para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB/UFRGS, 2009d.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009e. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2018.

______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: 15 jan. 2018.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno Parecer CNE/CP nº 2, aprovado em 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 mar. 2018.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 mar. 2018.

CAMPOS, M. M. A legislação, as políticas nacionais de educação infantil e a realidade: desencontros e desafios. In: MACHADO, M. L. A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 27-33.

CAMPOS, R.; BARBOSA, M. C. S. A obrigatoriedade da matrícula na pré-escola em tempos de “terceira via”. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 38., 2017, São Luís. Anais… São Luís: ANPEd, 2017.

CAMPOS, R. F. O curso de pedagogia em debate: perspectivas para a formação e atuação profissional. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANFOPE, 12., 2004, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: ANFOPE, 2004.

CANCIAN, Viviane Ache. Unidades Universitárias Federais: Espaços de Ensino, Pesquisa e Extensão? In: CANCIAN, Viviane Ache; FERREIRA, Ione Mendes Silva (Org.). Unidades de educação infantil nas universidades federais: os caminhos percorridos. Goiânia: Universidade Federal de Goiás/FUNAPE, 2009.

CANCIAN, V. A. Processos formativos e docências na educação infantil: indagações do vivido. In: CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. S.; WESCHENFELDER, N. Pedagogias das infâncias, crianças e docências. Livro 2. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. p. 27-40.

CARVALHO, M. P. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DURLI, Z. O movimento nacional pela reformulação dos cursos de formação do educador: embates na construção de um projeto coletivo de formação. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Org.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 199-218.

EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia: docência, gestão e pesquisa. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 7., 2008, Itajaí. Anais… Itajaí: ANPEd Sul, 2008.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 505-524, jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200505&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2018.

GADAMER, H. G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, dez. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016>. Acesso em: 09 jan. 2018.

GOTTLIEB, A. Para onde foram os bebês? Em busca de uma Antropologia de bebês (e de seus cuidadores). Psicologia USP, v. 20, n. 3, p. 313-336, 2009.

HOUSSAYE, J. Et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 843-876, 2006.

MANTOVANI, S; PERONI, R. M. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-posições, v. 10, n. 1, p. 75-98, 1999.

MARQUES, M. O. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí, RS: Unijuí, 1990.

MARTINS FILHO, A. J. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil. 2013. 306 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2013.

MEIRIEU, P. Recuperar la pedagogia: de lugares comunes a conceptos claves. Buenos Aires: Paidós, 2016.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Campo Grande: OMEP, 2014.

NÓVOA, A.; MARCELINO, F.; RAMOS DO Ó, J. Sérgio Niza: escritos sobre educação. Lisboa: Tinta da China, 2015.

NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PIMENTA, S. G. A formação de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental: análise do currículo dos cursos de pedagogia de instituições públicas e privadas do estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 17., 2014, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ENDIPE, 2014. p. 1-18.

PIMENTA, S. G. Et al. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Org.). Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017. p. 23-48.

RAUPP, M. D. Concepções de formação das professoras de educação infantil na produção científica brasileira. In: VAZ, A. F.; MOMM, C. M. (Org.). Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis, RS: Nova Harmonia, 2012. p. 139-156.

RICHTER, S. R.; BARBOSA, M. C. S. Entre Mia Couto e Michel Vandenbroeck: outra educação da infância por inventar. In: ABRAMOWICZ, A.; VANDENBROECK, M. (Org.). Educação infantil e diferença. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 27-48.

SANTOS, E. A. Profissão docente: uma questão de gênero. Fazendo Gênero, v. 8, p. 1-7, 2008.

SENNETT, R. El artesano. Barcelona: Anagrama, 2009.

______. Juntos: rituales, placeres y política de cooperación. Barcelona: Anagrama, 2012.

SOUTHWELL, M. Docentes: la tarea de cruzar fronteras y tender puentes. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 2007.

TRICHES, J. Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores. 2010. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2010.

VALDUGA, D. A. F. Processo de formação docente das educadoras leigas de creches comunitárias. 2005. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2005.

Publicado

2018-04-27

Como Citar

BARBOSA, M. C. S.; CANCIAN, V. A.; WESHENFELDER, N. V. PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 45–67, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966. Acesso em: 28 mar. 2024.