A FORMAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA RELAÇÃO

Autores/as

  • Júlia Oliveira Formosinho Universidade Católica Portuguesa
  • João Formosinho Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p19-28

Palabras clave:

Formação inicial, Formação em contexto, Mediação pedagógica, Pedagogia da relação

Resumen

Este artigo apresenta a interatividade entre a pedagogia da infância e a pedagogia da formação de professores de educação infantil, focando-se nas perspetivas participativas para formar adultos e educar crianças. Comparam-se os papéis da mediação pedagógica ao nível da formação inicial e da formação em contexto ouvindo os atores centrais – formandos e formadores. Apresenta-se toda a formação como uma pedagogia da relação no âmbito de uma teoria do desenvolvimento humano.

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Biografía del autor/a

Júlia Oliveira Formosinho, Universidade Católica Portuguesa

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora Convidada da Universidade Católica Portuguesa.

João Formosinho, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Administração Educacional pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa

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Publicado

2018-04-27

Cómo citar

FORMOSINHO, J. O.; FORMOSINHO, J. A FORMAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA RELAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 19–28, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p19-28. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4963. Acesso em: 23 nov. 2024.