A FORMAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA RELAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p19-28Keywords:
Formação inicial, Formação em contexto, Mediação pedagógica, Pedagogia da relaçãoAbstract
Este artigo apresenta a interatividade entre a pedagogia da infância e a pedagogia da formação de professores de educação infantil, focando-se nas perspetivas participativas para formar adultos e educar crianças. Comparam-se os papéis da mediação pedagógica ao nível da formação inicial e da formação em contexto ouvindo os atores centrais – formandos e formadores. Apresenta-se toda a formação como uma pedagogia da relação no âmbito de uma teoria do desenvolvimento humano.
Downloads
References
ARAÚJO, Sara Barros. Pedagogia em creche: da avaliação da qualidade à transformação praxiológica. 2011. 331 f. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) – Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2011.
DEWEY, John. Democracia e educação. Lisboa: Plátano, 2007.
FOCHI, P. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de educação infantil. Relatório de Qualificação em nível de Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo (USP), 2017.
FORMOSINHO, João. A formação prática dos professores – da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: CAMPOS, Bártolo (Org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 46-64.
______. A universidade e a formação de educadores de infância: potencialidades e dilemas. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 169-188.
______ Dilemas e tensões da universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2009. (Cadernos Pedagogia Universitária)
______. Da aprendizagem da transmissão pelo ofício de aluno ao desenvolvimento de pedagogias participativas. In: FORMOSINHO, J.; MACHADO, J.; MESQUITA, E. Luzes e sombras da formação contínua: entre a conformação e a transformação. Mangualde, Portugal: Pedago, 2014. p. 13-25.
______. Estudando a praxis educativa: o contributo da investigação praxeológica. Revista Sensos, Porto, v. 6, n. 1, p. 15-39, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
_____. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Meridional/Sulina, 2005.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: um estudo de caso. 1998. 499 f. Dissertação (Doutoramento em Estudos da Criança) – Universidade do Minho, Braga, 1998.
______. A profissionalidade específica da educação de infância e os estilos de interacção adulto/criança. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. (Org.). Associação Criança – um contexto de formação em contexto. Braga: Livraria Minho, 2001a. p. 80-103. (Coleção Minho Universitária)
______. A interacção educativa na supervisão de educadores estagiários: um estudo longitudinal. In: ______ (Org.). A supervisão na formação de professores: da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2001b. p. 121-143.
______. Da formação dos supervisores cooperantes à formação dos futuros professores de crianças – o ciclo da homologia formativa. In: GUIMARÃES, Célia (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara, São Paulo: Junqueira & Marin, 2005. p. 3-31.
______. Aprender en compañía: una pedagogía de la participación. RELAdEI – Revista do Instituto Latinoamericano de Estudios sobre la Infancia, v. 2, n. 1, p. 193-204, mar. 2013.
______. A formação em contexto: a mediação do desenvolvimento profissional praxeológico. In: CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva; WESCHENFELDER, Noeli (Org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2016. p. 87-111.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, T. M. (Org.). Formação em contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Thomson, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Associação Criança – um contexto de formação em contexto. Braga: Livraria Minho, 2001.
______. Pedagogia-em-Participação: a perspetiva educativa da associação criança. Porto: Porto Editora, 2013.
PINAZZA, Mônica A. Formação de profissionais de educação infantil em contextos integrados: informes de uma investigação-ação. 2014. 171 f. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2014.
SOUSA, J. Formação em contexto: um estudo de caso praxiológico. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2016.
WERTSCH, James V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1985.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017