O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela ética

Autores/as

  • Fátima Nobre Lopes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumen

Este artigo aborda a posição do filósofo húngaro György Lukács acerca da centralidade do trabalho e do seu caráter teleológico, evidenciando a gênese ontológica da educação como formação humana e o seu desenvolvimento no âmbito das teleologias secundáriaspor meio das quais pode ocorrer a constituição e/ou a superação de estranhamentos.Tal assunto está exposto na sua obra Ontologia do Ser Social, na qual ele desenvolveas categorias centrais do homem enquanto ser social. Segundo Lukács, a malha socialda vida humana é resultante do estabelecimento e realização de posições teleológicas dos homens, cujos resultados muitas vezes escapam do seu controle e vontade como se fosse uma segunda natureza, principalmente quando o percurso ou o resultado do processo dessa transformação torna-se estranhamento. Entretanto, mesmo diante de resultados inesperados, pois o homem está sempre realizando posições teleológicas“sob pena de fracasso”, Lukács afirma que não há uma contraposição entre teleologiae causalidade e sim uma conexão recíproca e operante. Isso nos remete à liberdadede escolhas e de buscas para soluções dos bloqueios à plena explicitação do gênero humano que se exprime como estranhamento, cuja superação exige a mediação da educação numa dimensão ética.

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Biografía del autor/a

Fátima Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Mestre e graduada em Filosofia. Professora Adjunta do Curso de Filosofia da Universidade Federaldo Ceará (UFC). Membro do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira e do Laboratório de Estudos doTrabalho e Qualificação Profissional (LABOR) da UFC/Fortaleza. Coordenadora do PIBID/Filosofia da UFC/Cariri e do CursoGratuito de Especialização em Ensino de Filosofia da UFC/Cariri. Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética eFormação Humana.

Citas

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Publicado

2013-06-22

Cómo citar

LOPES, F. N. O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela ética. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/326. Acesso em: 24 nov. 2024.