O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela ética
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pAbstract
Este artigo aborda a posição do filósofo húngaro György Lukács acerca da centralidade do trabalho e do seu caráter teleológico, evidenciando a gênese ontológica da educação como formação humana e o seu desenvolvimento no âmbito das teleologias secundáriaspor meio das quais pode ocorrer a constituição e/ou a superação de estranhamentos.Tal assunto está exposto na sua obra Ontologia do Ser Social, na qual ele desenvolveas categorias centrais do homem enquanto ser social. Segundo Lukács, a malha socialda vida humana é resultante do estabelecimento e realização de posições teleológicas dos homens, cujos resultados muitas vezes escapam do seu controle e vontade como se fosse uma segunda natureza, principalmente quando o percurso ou o resultado do processo dessa transformação torna-se estranhamento. Entretanto, mesmo diante de resultados inesperados, pois o homem está sempre realizando posições teleológicas“sob pena de fracasso”, Lukács afirma que não há uma contraposição entre teleologiae causalidade e sim uma conexão recíproca e operante. Isso nos remete à liberdadede escolhas e de buscas para soluções dos bloqueios à plena explicitação do gênero humano que se exprime como estranhamento, cuja superação exige a mediação da educação numa dimensão ética.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017