A EJA no RS

um estudo sobre a demanda potencial e efetiva no ensino médio (2016-2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p45-60

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Ensino Médio, Escolarização

Resumen

Este artículo busca mapear la realidade de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) em el estado de RS, centrándose em la oferta y la demanda – potencial y efectiva. Outro elemento central analizado se refiere a la conformación de la modalidad educativa em el estado de RS, a partir de su disposición en áreas urbanas y rurales. Este enfoque se justifica considerando que el último Plan Nacional de Educación (2014-2024) se centro en segmentos específicos de la población brasileña, como la población rural, em relación con las metas estabelecidas para la EJA. Para calificar este análisis se buscaron bases de datos estadísticas, contextualizando la realidad local en comparación con el contexto nacional. El análisis permite concluir que ciertos aspectos de la configuración actual de EJA siguen lógicas similares en la comparación nacional y local, sin embargo, otros elementos – como la provisión de la modalidad em áreas rurales – presentan configuraciones particulares en el estado de RS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisas na Linha de Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

http://lattes.cnpq.br/5340491174353700

Raul Kich Abreu, UFRGS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado a linha de pesquisa de Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

http://lattes.cnpq.br/0210590244503191

Citas

ABREU, R. A EJA no PNE (2014-2024) e a especificidade do COREDE Metropolitano Delta do Jacuí. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2024.

BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. 1996.

BRASIL, Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e dos Profissionais da Educação. Brasília: Senado Federal, 2007.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2014.

BRASIL. 1º Relatório de acompanhamento do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Tribunal de Contas da União, 2018.

DI PIERRO, M. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES. v. 26, n. 92, p. 1115-1139, 2005.

DIRED – Diretoria de Estudos Educacionais. Relatório do 1º ciclo de monitoramento das metas dos PNE: Biênio 2014-2016. MEC: Brasília, 2016.

DIRED – Diretoria de Estudos Educacionais. Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas dos PNE: 2018. MEC: Brasília, 2019.

DIRED – Diretoria de Estudos Educacionais. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas dos PNE: 2020. MEC: Brasília, 2020.

DIRED – Diretoria de Estudos Educacionais. Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas dos PNE: 2022. MEC: Brasília, 2022.

DOURADO, L. Plano Nacional de Educação: Política de Estado para a educação brasileira. Brasília: INEP-MEC, 2016.

FERRARO, A; KREIDLOW, D. Analfabetismo no Brasil: Configuração e gênese das desigualdades regionais. Revista Educação e Realidade. UFRGS: Porto Alegre, v. 29, n. 2, jun-dez, 2004, p. 179-200.

I ENERA – Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária. Manifesto das educadoras e dos educadores da reforma agrária ao povo brasileiro. 1º ENERA: Brasília, 1994.

II ENERA – Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária. Manifesto das educadoras e dos educadores da reforma agrária. 2º ENERA: Luziânia, 2015.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2016. MEC: Brasília. 2016a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Taxa de distorção idade-série 2016. MEC: Brasília. 2016b.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2017. MEC: Brasília. 2017a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2018. MEC: Brasília. 2018a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Taxa de distorção idade-série 2018. MEC: Brasília. 2018b.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2019. MEC: Brasília. 2019a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Taxa de distorção idade-série 2019. MEC: Brasília. 2019b.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2020. MEC: Brasília. 2020a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Taxa de distorção idade-série 2020. MEC: Brasília. 2020b.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2021. MEC: Brasília. 2021a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Taxa de distorção idade-série 2021. MEC: Brasília. 2021b.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Sinopse estatística da educação básica 2022. MEC: Brasília. 2022a.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Taxa de distorção idade-série 2022. MEC: Brasília. 2022b.

RUMMERT, S. A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI. O “novo” que reitera antiga destituição de direitos. Revista de Ciências da Educação. n. 2, p. 35-50. 2007.

VENTURA, J. A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, L; CIAVATTA, M. (org.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.

Archivos adicionales

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

FERREIRA GODINHO, A. C.; KICH ABREU, R. A EJA no RS: um estudo sobre a demanda potencial e efetiva no ensino médio (2016-2022). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 45–60, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p45-60. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19799. Acesso em: 15 oct. 2024.