PERCEPCIONES DOCENTES SOBRE EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE VIVIDO EN EL CONTEXTO DE PANDEMIA

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DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150

Palabras clave:

Trabajo docente. Contexto pandémico. Proceso de enseñanza y aprendizaje.

Resumen

La discusión teórica y metodológica construida en el artículo tiene como objetivo analizar las percepciones de los profesores que se constituyeron en el contexto pandémico, ocurrido entre los años 2020-2021, como respuesta al escenario educativo configurado, que exigió ajustes y acomodaciones a la acción profesional, marcada por el carácter de emergencia que produjo incertidumbres, pero al mismo tiempo resiliencia y superación. En este escenario, se eligió como cuestión problematizadora la siguiente pregunta: ¿cómo el contexto pandémico afectó el desempeño y la acción profesional de los profesores, en relación con la práctica educativa materializada en el proceso de enseñanza y aprendizaje en su estructura y organización? Para comprender este momento, se utilizó el análisis del discurso, con el fin de identificar en las declaraciones de los profesores lo que se dijo, lo que no se dijo y los silencios. Se busca con la investigación analizar no sólo los impactos de la pandemia en el contexto de la práctica docente, sino el posicionamiento adoptado en su contexto de trabajo. Al final del análisis, se observa que se reinventan y tratan de encontrar alternativas relacionales, coherentes e integradoras con el objetivo educativo deseado.

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Biografía del autor/a

Gleyds Domingues, FABAPAR/CAROLINA UNIVERSITY

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Educação Cristã. Bacharel em Direito e Teologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná e do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Participante do grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. E-mail: gleyds2016@hotmail.com. Fone: (41) 988428087

Kátia Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC), Programa de Pós-graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Pós- Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Coordena o grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. Participa também do grupo: GPEHCC - Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica. Participante da Rede Brasileira em Teoria do Discurso.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE)

Citas

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Publicado

2024-06-05

Cómo citar

DOMINGUES, G.; CUNHA, K.; LIRA DOS ANJOS, J. A. PERCEPCIONES DOCENTES SOBRE EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE VIVIDO EN EL CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 133–150, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16665. Acesso em: 17 jul. 2024.