TEACHER PERCEPTIONS ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS EXPERIENCED IN THE PANDEMIC CONTEXT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150

Keywords:

Teaching. Pandemic context. Teaching and learning process.

Abstract

The theoretical-methodological discussion built in this article aims to analyze the teacher perceptions that were established in the context of the pandemic, which occurred between the years 2020-2021, as a response to the configured educational scenario, which required adjustments and accommodations when acting professionally. marked by the nature of an emergency that produced uncertainties, but at the same time resilience and overcoming. Given this scenario, the following question was chosen as a problematizing question: how did the pandemic context affect the professional doing and acting of teachers, in terms of the educational practice implemented in the teaching and learning process in its structure and organization? To understand this moment, discourse analysis was used in order to identify what was said, what was not said and what was not said in the teachers' testimonies. The research seeks to analyze not only the impacts of the pandemic in the field of teaching practice, but also the position taken in the context of their work. At the end of the analysis, it is observed that they reinvent themselves and seek to find relational, coherent and integrating alternatives with the desired educational objective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gleyds Domingues, FABAPAR/CAROLINA UNIVERSITY

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Educação Cristã. Bacharel em Direito e Teologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná e do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Participante do grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. E-mail: gleyds2016@hotmail.com. Fone: (41) 988428087

Kátia Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC), Programa de Pós-graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Pós- Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Coordena o grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. Participa também do grupo: GPEHCC - Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica. Participante da Rede Brasileira em Teoria do Discurso.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE)

References

ALARCÃO, Isabel. Formação Continuada como Instrumento de Formação Docente. In: VEIGA, Ilma. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA. Aprovada a resolução sobre ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. 15 de Abril de 2016. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/formacaoe-educacao/aprovada-a-resolucao-sobre-etica-em-pesquisa-nas-chs/17194/ Acesso em 10 fev,2023

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 188, de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, ed. 24-A, seção 1, Brasília, DF, p. 1, 04 fev. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388 Acesso em: 08 maio 2020._» http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 329, de 11 de março de 2020. Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, ed. 49, seção 1, Brasília, DF, p. 165, 12 mar. 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570 Acesso em: 05 maio 2020.» http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 53, seção 1, Brasília, DF, p. 39, 18 mar. 2020c. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 06 maio 2020. » http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

BRASIL. Atos do Poder Executivo. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, ed. 63-A, seção 1, Brasília, DF, p. 1,01 abr. 2020d. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591 Acesso em: 20 abr. 2020. » http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Súmula do Parecer CNE/CP n. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 83, seção 1, Brasília, DF, p. 63, 04 maio 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735 Acesso em: 08 maio 2020.» http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735

BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento das instituições de ensino. Portal do Ministério da Educação. Brasília, DF, 2020f. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/ Acesso em: 02 maio 2020. » http://portal.mec.gov.br/coronavirus/

BRZEZINSKI, Iria (Org.). Profissão: professor: Identidade e Profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.

CACHAPUZ, António F. A universidade, a valorização do ensino e a formação dos seus docentes. In: NETO, Alexandre Shigunov e MACIEL, Lizete Shizue Bomura (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002, p.115-139.

CUNHA, Maria Isabel da. Profissionalização docente: contradições e perspectivas. In: CUNHA, Maria Isabel da e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1999.p.127-148.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del professorado. Espanha: Martinez Roca, 1988

COELHO, Maria José. Dinâmicas de Grupos e metodologias andragógicas: práticas de facilitação para a mediação de aprendizagem do aluno e professor. CARVALHO, Fátima Franco Oliveira; CHIANG, Hong Yuh. Práticas de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior: experiências em salas de aula. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

CONTRERAS, J. D. La investigación em la acción. Cuadernos de Pedagogia. Madri. n. 224, p. 7-19, 1994.

CONTRERAS. José. La autonomia del professorado. Madri: Morata, 1997.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. SP: Cortez, 2012.

ELLIOTT, J. La invesgation-acción em educacion. Madri: Morata, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D. ; PEREIRA, E. M. DE. A. (orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). São Paulo: Mercado das Letras, 1998.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.

MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2012.

NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre. Artes Médicas sul, 2001

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PINSONNEAULT, Alain; KRAEMER, Kenneth. L. Survey Research Methodology in Management Information Systems: An Assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, 1993, p. 75-105.

RODRIGUES, N. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. 11 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SÁ-CHAVES, Idália. A construção do conhecimento profissional pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básio. In: TAVARES, José; BRZESINSKI, Iria (Org.). Conhecimento Profissional de Professores: a práxis educacional como paradigma de construção. Fortaleza, CE: Demócrito Rocha, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, vol. 10, 2020, p. .

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005a.

­­TARDIF, M. e LESSARD, C. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

ZABALZA, Miguel Ángel. Competencias docentes del professorado universitario: calidad y desarrollo profesional.Madrid. Narcea, S.A. de Ediciones. 2011

ZEICHNER, Kenneth.A Formação reflexiva de professores: ideias e práticas.Lisboa: Educa. 1993.

ZEICHNER, Kenneth.Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições.In: BARBOSA, R.L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas.São Paulo: Editora UNESP, 2003.p.35-55.

ZEICHNER, Kenneth.Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente.Campinas:Educação Sociedade,v.29, n.103, p. 535-544. 2008. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10, jun. 2020.

Published

2024-06-05

How to Cite

DOMINGUES, G.; CUNHA, K.; LIRA DOS ANJOS, J. A. TEACHER PERCEPTIONS ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS EXPERIENCED IN THE PANDEMIC CONTEXT. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 133–150, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16665. Acesso em: 17 jul. 2024.