TEACHER PERCEPTIONS ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS EXPERIENCED IN THE PANDEMIC CONTEXT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150

Keywords:

Teaching. Pandemic context. Teaching and learning process.

Abstract

The theoretical-methodological discussion built in this article aims to analyze the teacher perceptions that were established in the context of the pandemic, which occurred between the years 2020-2021, as a response to the configured educational scenario, which required adjustments and accommodations when acting professionally. marked by the nature of an emergency that produced uncertainties, but at the same time resilience and overcoming. Given this scenario, the following question was chosen as a problematizing question: how did the pandemic context affect the professional doing and acting of teachers, in terms of the educational practice implemented in the teaching and learning process in its structure and organization? To understand this moment, discourse analysis was used in order to identify what was said, what was not said and what was not said in the teachers' testimonies. The research seeks to analyze not only the impacts of the pandemic in the field of teaching practice, but also the position taken in the context of their work. At the end of the analysis, it is observed that they reinvent themselves and seek to find relational, coherent and integrating alternatives with the desired educational objective.

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Author Biographies

Gleyds Domingues, FABAPAR/CAROLINA UNIVERSITY

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Educação Cristã. Bacharel em Direito e Teologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná e do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Participante do grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. E-mail: gleyds2016@hotmail.com. Fone: (41) 988428087

Kátia Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC), Programa de Pós-graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Pós- Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Coordena o grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. Participa também do grupo: GPEHCC - Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica. Participante da Rede Brasileira em Teoria do Discurso.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE)

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Published

2024-06-05

How to Cite

DOMINGUES, G.; CUNHA, K.; LIRA DOS ANJOS, J. A. TEACHER PERCEPTIONS ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS EXPERIENCED IN THE PANDEMIC CONTEXT. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 133–150, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16665. Acesso em: 21 dec. 2024.