Inclusión y violencia escolar:

aportes de un estudio empírico en Río de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167-186

Palabras clave:

Violencia escolar, Inclusión, Teoría Crítica de la Sociedad

Resumen

El artículo presenta los resultados de la investigación “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade” con el objetivo de analizar la relación entre inclusión y violencia escolar, bajo la forma de prejuicio y bullying. La metodología fue de cuño cuanti-cualitativo, con recolección de datos en 2019 por medio de cuestionarios aplicados a 217 alumnos del 9º año de la enseñanza fundamental brasileña en cinco escuelas públicas de la ciudad de Rio de Janeiro. Los resultados indicaron correlación entre el grado de inclusión y el de prejuicio (-0,87) y el grado de inclusión y el sufrimiento de malos tratos (-0,46), es decir, mientras más acciones de inclusión en las escuelas, menor la tendencia a las manifestaciones de prejuicios por parte de los alumnos y menos malos tratos entre ellos. Este estudio, así como las investigaciones realizadas por la escuela de la Teoría Crítica, resaltan la importancia de las acciones de inclusión en las escuelas como forma de combate a la violencia escolar, tanto en términos de prejuicio como en término de malos tratos.

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Biografía del autor/a

Vania Mefano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta / Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro-ERRJ-ABBR (1980) e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.Trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), como Professora Assistente Efetiva/DE do Departamento de Terapia Ocupacional e desenvolve suas ações de docência e projetos de extensão nas áreas de Atenção Básica, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Infantil. É associada a Worl Federation of Occupational Therapistsl. Foi representante governamental da Saúde do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CONDEF e vice presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro- ATOERJ . 

Marina Maldonado Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licencianda em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a graduação, foi monitora voluntária de duas disciplinas do Instituto de Biologia: Vegetais Superiores e Ecologia Básica e monitora de campo de três disciplinas: Vegetais Superiores, Elementos de Ecologia (Riacho) e Zoologia III (Costão). Também foi aluna de Iniciação Cientifica pelo laboratório de Interação Inseto-Planta, orientada pela professora Daniela Rodrigues e coorientada pela professora Cassia Sakuragui, o que gerou uma publicação e algumas premiações. Concomitantemente, foi aluna bolsista do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Além disso, foi bolsista de extensão da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) atrelado ao Museu Nacional. Durante o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES, foi bolsista e trabalhou no Laboratório de Linguagens e Mediações, orientada pela professora Cristina Vermelho possuindo assim, publicações e o título de Mestre (2017). Além de ter atuado como Tutora a Distância em Insetos na Educação Básica. Atualmente é Professora do Ensino Fundamental II, Doutoranda pelo Instituto NUTES e Tutota a Distância em Atividade de Extensão pelo CEDERJ. As áreas de interesse de pesquisa são: Educação em Ciências e Saúde na formação para emancipação e autonomia, pesquisa-formação, pesquisa participante, Teoria Crítica.

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Archivos adicionales

Publicado

2023-01-29

Cómo citar

MEFANO, V.; LOPES, M. M. .; VERMELHO, S. C. S. D. Inclusión y violencia escolar: : aportes de un estudio empírico en Río de Janeiro. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 167–186, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167-186. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14956. Acesso em: 23 nov. 2024.