Inclusion and school violence:

Contributions from an empirical study in Rio de Janeiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167-186

Keywords:

School violence, Inclusion, Society Critical Theory

Abstract

This article presents the results of the research “School Violence: discrimination, bullying and responsibility” thar analyzed the relationship between inclusion and school violence, in special the prejudice and bullying. The search type was quantitative-qualitative, data collection instrument was questionnaires applied to 217 students in the 9th grade of Elementary School in five public schools in the city of Rio de Janeiro during 2019. The results indicated a correlation between the degree of inclusion and prejudice (-0.87) and the degree of inclusion and maltreatment suffered (-0.46). This means that the more inclusion in schools, the less the tendency to have manifestations of prejudice on the part of the students and less mistreatment among them. This study emphasizes the importance of inclusion actions in schools as a way of combating school violence, both in terms of prejudice and or mistreatment.

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Author Biographies

Vania Mefano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta / Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro-ERRJ-ABBR (1980) e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.Trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), como Professora Assistente Efetiva/DE do Departamento de Terapia Ocupacional e desenvolve suas ações de docência e projetos de extensão nas áreas de Atenção Básica, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Infantil. É associada a Worl Federation of Occupational Therapistsl. Foi representante governamental da Saúde do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CONDEF e vice presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro- ATOERJ . 

Marina Maldonado Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licencianda em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a graduação, foi monitora voluntária de duas disciplinas do Instituto de Biologia: Vegetais Superiores e Ecologia Básica e monitora de campo de três disciplinas: Vegetais Superiores, Elementos de Ecologia (Riacho) e Zoologia III (Costão). Também foi aluna de Iniciação Cientifica pelo laboratório de Interação Inseto-Planta, orientada pela professora Daniela Rodrigues e coorientada pela professora Cassia Sakuragui, o que gerou uma publicação e algumas premiações. Concomitantemente, foi aluna bolsista do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Além disso, foi bolsista de extensão da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) atrelado ao Museu Nacional. Durante o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES, foi bolsista e trabalhou no Laboratório de Linguagens e Mediações, orientada pela professora Cristina Vermelho possuindo assim, publicações e o título de Mestre (2017). Além de ter atuado como Tutora a Distância em Insetos na Educação Básica. Atualmente é Professora do Ensino Fundamental II, Doutoranda pelo Instituto NUTES e Tutota a Distância em Atividade de Extensão pelo CEDERJ. As áreas de interesse de pesquisa são: Educação em Ciências e Saúde na formação para emancipação e autonomia, pesquisa-formação, pesquisa participante, Teoria Crítica.

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Published

2023-01-29

How to Cite

MEFANO, V.; LOPES, M. M. .; VERMELHO, S. C. S. D. Inclusion and school violence: : Contributions from an empirical study in Rio de Janeiro. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 167–186, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167-186. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14956. Acesso em: 2 jul. 2024.