A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida

educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras

Autores

  • Daisy Moreira Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Wanderson Ferreira Alves Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p37-48

Palavras-chave:

Trabalho. Saúde. Formação humana. Educação popular.

Resumo

O texto aborda algumas significativas formulações que, articulando trabalho e formação, se desenvolveram na Itália, na França e no Brasil em torno da temática da saúde do trabalhador. Assim, o artigo apresenta e discute algumas iniciativas que, em tempos e locais distintos, fortaleceram e fortalecem a noção de homem e mulher como sujeitos políticos, iniciativas que têm a particularidade – e que representa um fio condutor comum entre elas – de ter em primeiro plano o trabalhador, seu trabalho e seus saberes. Trata-se de um texto de natureza teórica e que articula as contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como os estudos na área da saúde do trabalhador, da educação e da filosofia. O texto destaca que, se na educação popular parte-se da premissa que o trabalhador é, no sentido forte do termo, compreendido como sujeito
dos processos no qual está inserido, o mesmo não ocorre quando se fala do trabalho no âmbito da relação salarial ou dos processos saúde e doença nos meios laborais. Todavia, há perspectivas que oferecem outra visada sobre a questão e possibilitam a construção de práticas contra-hegemônicas.

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Biografia do Autor

Daisy Moreira Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutora em Filosofia pela Université d’Aix-Marseille. Pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Wanderson Ferreira Alves, Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Ergologia pela Universté d’Aix-Marseille.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

CUNHA, D. M.; ALVES, W. F. A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 37–48, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p37-48. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1305. Acesso em: 19 abr. 2024.