Pesquisa Colaborativa

contributo a partir de um trabalho com imigrantes na Cidade de Coimbra

Autores

  • Elsa Lechner Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p223-231

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa, Participação, Imigração, Portugal

Resumo

O texto discorre sobre a pesquisa colaborativa revisitando a genealogia dos trabalhos que nas ciências sociais e humanidades contribuíram para a sua definição. São analisados, em particular, os contributos dos autores de referência no desenvolvimento das formas de investigação participadas e de colaboração. No final é brevemente apresentado um projeto desenvolvido com imigrantes no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, baseado na realização de oficinas biográficas/rodas de histórias com participantes de dez nacionalidades diferentes, vários níveis de formação escolar, diversas religiões, homens e mulheres de diversas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elsa Lechner, Universidade de Coimbra

Doutora em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Referências

AUSTRÁLIA. Australian Government. Department of Industry, Innovation and Science. Collaborative Research Network. 2009. Disponível em: <http://www.innovation.gov.au/CRN>. Acesso em: 10 ago. 2013.
BAIRON, S.; LAZANEO, C. Produção partilhada do conhecimento: do filme à hipermédia. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
BOUMAN, Ole. Unsolicited, or: the new autonomy of architecture. Archis, n. 4, 2007.
CARR, Wilfred. Education, democracy and action research. Paper at the Collaborative Action Research Network (CARN) conference in Tromsø, North Norway, 7th – 9th November 2013.
CHEVALIER, J.; BUCKLES, Daniel J. Participatory action research, theory and methods for engaged inquiry. London, UK: Routledge, 2013.
DEWEY, John. Experience and education. Indiana, USA: Kappa Delta, 1938.
FERREIRA DE ALMEIDA, José. Em defesa da investigação-acção. Sociologia: Problemas e Práticas, n. 37, p. 175-176, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JASANOFF, Sheila. Science and citizenship. Science and Public Policy, n. 31, p. 90-94, 2004a.
______. States of knowledge: the co-production of science and social order. London, UK: Routledge, 2004b.
LECHNER, Elsa. Oficinas de trabalho biográfica: pesquisa, pedagogia e ecologia de saberes. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 71-87, 2012.
LECHNER, Elsa.; PROVIDENCIA, Paulo; ALLEGRETTI, Giovanni. Apresentação e programa do Curso de Verão. Espaços e transições: partilhando biografias e projectos na reinvenção do Centro Comercial Avenida. Coimbra, PT: CES, 2014. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=8903&id_lingua=1>. Acesso em: 27 jan. 2014.
LEWIN, Kurt. Action research and minority problems. Journal of Sociological Issues, v. 2, n. 4, p. 34-46, 1946.
TEMPLE, Dominique. Teoría de la reciprocidad. La Paz: PADEP/ GTZ, 2003.

Publicado

2015-12-04

Como Citar

LECHNER, E. . Pesquisa Colaborativa: contributo a partir de um trabalho com imigrantes na Cidade de Coimbra. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 223–231, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p223-231. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12107. Acesso em: 28 mar. 2024.