Pesquisa Colaborativa

contributo a partir de um trabalho com imigrantes na Cidade de Coimbra

Authors

  • Elsa Lechner Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p223-231

Keywords:

Pesquisa colaborativa, Participação, Imigração, Portugal

Abstract

O texto discorre sobre a pesquisa colaborativa revisitando a genealogia dos trabalhos que nas ciências sociais e humanidades contribuíram para a sua definição. São analisados, em particular, os contributos dos autores de referência no desenvolvimento das formas de investigação participadas e de colaboração. No final é brevemente apresentado um projeto desenvolvido com imigrantes no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, baseado na realização de oficinas biográficas/rodas de histórias com participantes de dez nacionalidades diferentes, vários níveis de formação escolar, diversas religiões, homens e mulheres de diversas gerações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elsa Lechner, Universidade de Coimbra

Doutora em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

References

AUSTRÁLIA. Australian Government. Department of Industry, Innovation and Science. Collaborative Research Network. 2009. Disponível em: <http://www.innovation.gov.au/CRN>. Acesso em: 10 ago. 2013.
BAIRON, S.; LAZANEO, C. Produção partilhada do conhecimento: do filme à hipermédia. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
BOUMAN, Ole. Unsolicited, or: the new autonomy of architecture. Archis, n. 4, 2007.
CARR, Wilfred. Education, democracy and action research. Paper at the Collaborative Action Research Network (CARN) conference in Tromsø, North Norway, 7th – 9th November 2013.
CHEVALIER, J.; BUCKLES, Daniel J. Participatory action research, theory and methods for engaged inquiry. London, UK: Routledge, 2013.
DEWEY, John. Experience and education. Indiana, USA: Kappa Delta, 1938.
FERREIRA DE ALMEIDA, José. Em defesa da investigação-acção. Sociologia: Problemas e Práticas, n. 37, p. 175-176, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JASANOFF, Sheila. Science and citizenship. Science and Public Policy, n. 31, p. 90-94, 2004a.
______. States of knowledge: the co-production of science and social order. London, UK: Routledge, 2004b.
LECHNER, Elsa. Oficinas de trabalho biográfica: pesquisa, pedagogia e ecologia de saberes. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 71-87, 2012.
LECHNER, Elsa.; PROVIDENCIA, Paulo; ALLEGRETTI, Giovanni. Apresentação e programa do Curso de Verão. Espaços e transições: partilhando biografias e projectos na reinvenção do Centro Comercial Avenida. Coimbra, PT: CES, 2014. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=8903&id_lingua=1>. Acesso em: 27 jan. 2014.
LEWIN, Kurt. Action research and minority problems. Journal of Sociological Issues, v. 2, n. 4, p. 34-46, 1946.
TEMPLE, Dominique. Teoría de la reciprocidad. La Paz: PADEP/ GTZ, 2003.

Published

2015-12-04

How to Cite

LECHNER, E. . Pesquisa Colaborativa: contributo a partir de um trabalho com imigrantes na Cidade de Coimbra. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 223–231, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p223-231. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12107. Acesso em: 21 nov. 2024.