Lecto-escritura crítica racial y políticas de lectura en la educación infantil en Curitiba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134

Palabras clave:

Lecto-escritura racial, Lecto-escritura literaria, Relaciones étnico-raciales, Literatura Infantil, Educación Infantil

Resumen

Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação.

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Biografía del autor/a

Paulo Vinicius Baptista da Silva, Universidade Federal do Paraná

possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Pós-Doutorado em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014). Tem larga experiência em pesquisas em rede, com atuação como pesquisador ou como coordenador em projetos regionais nacionais (entre os quais Educação e relações ético-raciais: o Estado da Arte, 2015-2018) e internacionais (entre os quais Racismo e Discurso na América Latina, 2005-2010).Tem também experiência na gestão de ciência e tecnologia, é coordenador do DINTER PPGE-UFPR/UFAC (2017-atual), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice-coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2010-2012). É fundador e editor da Journal of African and Afro-Brazilian Studies; é da equipe de editores da revista da ABPN (2017-atual) e foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), período no qual a revista ascendeu para a classificação como A1 na avaliação Qualis da CAPES. É conferencista, tendo proferido palestras e conferencias em 28 Universidades brasileiras das 5 regiões do país; em universidades na Itália (Universidade de Pavia e Universidade de Palermo); no México (Universidade Autónoma Metropolitana e Instituto Nacional de Antropologia e História), no Chile (Universidade de Talca); em Camarões (Universidade Yaoundé I e Universidade de Bamenda); em Moçambique (Universidade Eduardo Mondlaine e Centro Cultural Brasil-Moçambique) e nos EUA (Universidade do Texas em Austin e Universidade Purdue), entre as quais quatro conferências de abertura em congressos; duas aulas magnas em programas de pós-graduação e uma em lançamento nacional do Prêmio Jovem Cientista do CNPQ. Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância, políticas para a infância.

Rita de Cássia Moser Alcaraz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (2002) e em Pedagogia (FSB, 2019). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado em Educação na linha desiguladades, diversidade e diferenças sociais na Universidade Federal do Paraná (2018), com estágio sanduíche no Instituto da Criança na Universidade do Minho, Portugal. Pós-doutoramento no Centro de Ciências em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Filiada a ABPN e estudiosa das relações étnico-raciais. Autora de livros infantis. Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) no projeto Discurso e Relações Raciais, do Núcleo de Estudos em Pesquisa de infância e Educação infantil ( NEPIE) e do GEPRAFE (Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores- UFMS).

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Publicado

2021-06-30

Cómo citar

SILVA, P. V. B. da; ALCARAZ, R. de C. M. Lecto-escritura crítica racial y políticas de lectura en la educación infantil en Curitiba. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 118–134, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085. Acesso em: 22 nov. 2024.