Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134Keywords:
Racial Literacy, Literary Literacy, Ethnic-racial relations, Children's Literature, Child EducationAbstract
Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação.
Downloads
References
ARAUJO, Débora Cristina. Literatura infanto-juvenil e política educacional: estratégias de racialização no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE). Tese (Tese em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal de Curitiba, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38010 Acesso em 05/03/2021.
ARAÚJO, Debora Cristina e SILVA, Paulo Vinicius Baptista. Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da Educação. Revista Teias v. 21 • n. 62 • jul./set. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/49670/35070. Acesso em 05/03/2021.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984
BARTON, David. Literacy: An introduction to the ecology of written language. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell, 1994.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
CORRÊA, Mariza. Sobre a invenção da Mulata. Cadernos Pagu (6-7) 1996: pp. 35-50.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1860 Acesso em 05/03/2021.
CURITIBA. Rede Municipal de Bibliotecas de Curitiba: Caderno Pedagógico. PMC/SME, 2014.
______. Parâmetros e indicadores de qualidade para os centros municipais de Educação Infantil. PMC/SME, 2009. Disponível em: <http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2015/10/pdf/00087009.pdf> Acesso em 05 de junho de 2019.
DEBUS, Eliane Santana Dias. A escravização africana na literatura infanto-juvenil: lendo dois títulos. Currículo sem Fronteiras, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 141-156, 2012 Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/debus.pdf acesso em 05/03/2021.
________________________.A palavra poética na infância: a que(m) será que se des(a)tina. In: Débora Cristina de Sampaio Peixe; Regina Ingrid Bragagnolo;Soraya Franzoni Conde. (Org.). Desafios e Perspectivas da Formação Continuada de professores de Educação infantil em Santa Catarina. 1ed.Florianópolis: NUP/UFSC, 2016, v. 1, p. 151-168.
______________. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. Florianópolis: NUP, 2017.
DADIE, Gilmara Aparecida Guedes dos Santos. Personagens negros, protagonistas nos livros da educação infantil: estudo do acervo de uma escola de educação infantil do município de São Paulo. Dissertação. Faculdade de Educação: USP, 2013.
DELÁCIO, FERNANDES, Célia Regina; DE PAULA, Flávia Ferreira. Literatura, infância e o projeto literatura em minha casa. Revista Teias, v. 16, n. 41, p. 72-88, 2015.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24514 Acesso em 05/03/2021.
DIJK, Teun A. Van. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2015.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades Sociais, Letramento Visual e Letramento Crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(51.1): 193-215, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.scieorienta lo.br/pdf/tla/v51n1/v51n1a10.pdf >Acesso em fevereiro de 2015.
_________________________.. Teoria racial crítica e letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professors de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, jul. – out. 2014a, p. 236-263. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/35618883/2014_ABPN_letramento_racial_critico_e_teoria_racial_critica__Aparecida_Ferreira_.pdf?1416287330=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DTeoria_Racial_Critica_e_Letramento_Racia.pdf&Expires=1614988157&Signature=PvdeFmq92OkOjI8I54YhQVRuWQ2dAFNFazLkCHPjrALoQl6KApPw3jnbxZV2V22cxPeS9Eq2ff1x6lscImMZksFfbDd3oboaCX1CmZMgNigHfsCrt-5KXGolm1ROnhNqOF3A5Nix2-ed~-EzCNrVZEB4x~FdkxPgSI-SuezIwssMAEpHD9Y9SXgfdApuffp9ZbPwlPrDMGKhITKJZj6cPXNOFKrggupUqdz7Ke9EiVFK5Xoz4RYiGTaLV1-d1l8cm2vvGaLFNhcIRILOZIN8LOTXfTYNX47nJT3tETycORV7rjDWdRtNoABtANViYq-BDWdJlLMn47C9vc~w0Wk~bA__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA
Acesso em 05/03/2021.
_________________________. As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 23-45, 2014b.
GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.21, pp.40-51. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300004> Acesso em 11 de julho de 2015.
HARRIS, Violet J. African American Children's Literature. Freedom's Plow: Teaching in the Multicultural Classroom, p. 167, 1993.
HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosacnaify, 2010.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. O mundo na caixa: gênero e raça no Programa Nacional de Biblioteca da Escola –Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.
KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995.
LARRICK, Nancy. The all-white world of children's books. Chap. in The All-White World of Children's Books and African American Children's Literature ed. Osayimwense Osa, p. 1-12, 1965.
LIMA, Graça. Cadê? São Paulo: Nova Fronteira, 2009.
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. Dissertação. Marília: UNESP, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2001, p. 23-50.
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Ática, 2011.
OLIVEIRA, Verediane Cintia de Souza Oliveira. Educação das relações Étnico-Raciais e estratégias ideológicas no acervo do PNBE 2008 PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2010.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
ROJO, Roxane. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: Diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas-SP: Mercado de Letras,2001, p. 51-74.
SANT’ANA, Jonathas Vilas Boas. Colonialidade na mídia: imagens estereotipadas de negros. Revista Fórum Identidades, 2017.
SILVA, Paulo V. B.; ROSEMBERG, Fúlvia. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia In: VAN DIJK, Teun (Org.). Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
SILVA Paulo Vinicius Baptista e SOUZA, Gizele de. Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 35-50, jan./mar. 2013. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/er/n47/04.pdf Acesso em 05/03/2021.
STEINBERG, Shirley. A mimada que tem tudo. In: SITEINBERG, Shirley e KINCHELOE, Joe (orgs.) Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. RJ: Civilização Brasileira, 2001. P. 321-338.
STEPHENS, Jonh; McCALLUM, Robyn. Ideology and Children’s book’s. páginas 359-71 in Handbook of Research on Children’s and Young Adult Literature, Edited by Shelby Wolf, Karen Coats, Patricia Enciso, Christine Jenkins. Nova Iorque: Routledge, 2011.
STREET, BRIAN V. (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London: Routledge, 2001.
_________. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. CEDES vol.33. n.89 Campinas Jan./Apr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622013000100004&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 05/03/2021.
_________. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desevolvimento, na etnografía e na educação. Tradução Marcos Bagno, 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
WOOD, Audrey. O rei bigodeira e sua banheira. São Paulo: Ática, 2010). Traduzido por Gisela Maria Padovan
ZIGG, Ivan. Quando os tam-tans fazem tum-tum. Nova Fronteira, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017