Ensino Remoto emergencial, Juventude e BNCC

processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200

Palabras clave:

Ensino Remoto, Ensino Médio, Juventude, BNCC

Resumen

Este artículo problematiza el proceso de enseñanza-aprendizaje en el Bachillerato, delante de la construcción del Documento de Referencia Curricular para Mato Grosso para la etapa y de la enseñanza remota, una estratégia conforme la recomendación de la distancia social por la pandemia Covid-19. A través del abordaje cualitativo del método de investigación documental, con triangulación de fuentes, se aborda la conectividad de los jóvenes, público-objetivo del Bachillerato, en contraste con las dificultades observadas en la educación remota y el camino de construcción del marco curricular del Bachillerato en Mato Grosso, considerándolo como parte de los desafíos de la pospandémica, con los cambios que trae. Señalamos la necesidad de discutir la inversión en educación pública, que posicione el aprendizaje de los jóvenes como foco de inquietudes curriculares en el período pospandémico, mirando su aprendizaje y no retroceder en las metas fundamentales del Plan Nacional de Educación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e Mestre em Educação e licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal do Mato Grosso. Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – LeTECE.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – LeTECE

 

Citas

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. A Educação a Distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200499&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 out. 2020.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Lei n°13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educçaão - PNE e dá outras providências. Brasília, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 649, de 10 de julho de 2018. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação Brasília, 10 de julho de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29495231/do1-2018-07-11-portaria-n-649-de-10-de-julho-de-2018-29495216. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 882, de 26 de outubro de 2020. Homologa o Parecer CNE/CP nº 14/2020, do Conselho Pleno, do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Continuada de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica - BNC-Formação Continuada. Brasília, D.O.U., 26 de outubro de 2020, Seção 1, p. 57, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-882-de-23-de-outubro-de-2020-284736247. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:Educação é a base – Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. 2018. Acesso em 27 de nov. 2020.

BRASIL. Universidade Aberta do Brasil (UAB).Disponível em: http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265. Acesso em 27 de out. 2020.

FREITAS, Geovani Jacó de. Juventude e Ensino Médio: perspectivas da Sociologia entre conquistas e desafios. In: GONÇALVES, Danyelle Nilin (Org.). Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. Pontes Editores, Campinas, 2013. p.101-112.

GATTI, Bernadete. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Revista Estudos Avançados, v.34, n.100, p.29-41, 2020.

GENTILI, Pablo. Por uma Pedagogia da esperança. In: GENTILI, Pablo; McCOWAN, Tristan. Reinven-tar a escola pública: política educacional para um novo Brasil. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.253-271.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem Mediada Pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.

LÉVY, Pierre.Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2000.LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio (DRC-MT/ EM) (versão preliminar). 2020a. Cuiabá: SEDUC-MT, 2020. Disponível em: <https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/vers%C3%A3o-preliminar-drc-mt-em>. Acesso em: 23 out. 2020.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Memorial de Elaboração do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso- Novo Ensino Médio. Cuiabá: SEDUC-MT, 2020b. Disponível em: <https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/vers%C3%A3o-preliminar-drc-mt-em>. Acesso em: 23 out. 2020.

MATTOS, Laura. SP convoca youtubers de educação para tentar engajar alunos no ensino a distância. FOLHAPRESS, São Paulo, 26 abr. 2020. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2020/04/sp-convoca-youtubers-de-educacao-para-tentar-engajar-alunos-no-ensino-a-distancia-ck9h05z8t000d01lhqe3it430.html>.Acesso em 17 de nov. 2020.

SANTOS, Edméa. #livesdemaio... Educações em tempos de pandemia. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1109>. Acesso em: 22 out. 2020.

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da. et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9.; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. ... Curitiba: PUCPR, 2009. p. 4554-4566. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3124_1712.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2020.

Archivos adicionales

Publicado

2022-02-15

Cómo citar

CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Ensino Remoto emergencial, Juventude e BNCC: processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 188–200, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10287. Acesso em: 21 nov. 2024.