LA POLÍTICA DE FORMACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL DEL FUNDACIÓN ITESP PARA ASENTAMIENTOS DE REFORMA AGRARIA

Autores/as

  • Juliana Binatto Schaer Gonzaga Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-9310-978X
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Programa de Pós-Graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0002-5410-2374
  • Erika Porceli Alaniz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/ Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-8855-4045

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p103-122

Palabras clave:

Fundação ITESP; Formação técnico-profissional; Assentamentos; Ideologia empresarial.

Resumen

La Fundación ITESP es responsable por la política agraria y territorial en el estado de São Paulo. El objetivo fue identificar y analizar los supuestos explícitos políticos, ideológicos y pedagógicos que subyacen a la formación técnica y profesional de los pobladores de la Fundación ITESP. Se adoptó la investigación bibliográfica y documental, basada en el marco teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico. Los documentos analizados consistieron en convenios suscritos por la Fundación ITESP para ofrecer cursos de formación profesional a pobladores del estado de São Paulo, con participantes del Centro Paula Souza y los municípios de Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio y Rosana. Se encontró que si bien los convenios mencionados cubren la formación técnico-profesional por parte del gobierno a jóvenes beneficiarios de la reforma agraria, están rodeados de una ideología empresarial, con el objetivo de preparar la fuerza laboral para las grandes empresas agroindustriales y reproducir el sistema de clases.

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Biografía del autor/a

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenador, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atua também na Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), no curso de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM).

Erika Porceli Alaniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/ Programa de Pós-Graduação em Educação

Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Campus de Marília, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FEUSP, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências,Unesp, Campus de Marília. Docente do mestrado em Educação profissional, graduação em Pedagogia e Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, qualificação profissional, movimentos sociais e autogestão.

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

GONZAGA, J. B. S. .; FRANCISCO, M. V.; ALANIZ, E. P. LA POLÍTICA DE FORMACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL DEL FUNDACIÓN ITESP PARA ASENTAMIENTOS DE REFORMA AGRARIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 103–122, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p103-122. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10061. Acesso em: 17 jul. 2024.