RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42Keywords:
Rankings, Media, Evaluation of higher educationAbstract
Neste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construir
argumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativas
de desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são os
principais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivas
métricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pela
literatura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nos
discursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/
atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Neste
contexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, em
suas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre a
posição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos,
utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais e
matérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.
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Atualizado em 15/07/2017