NOVOS ATORES INTERMEDIÁRIOS NA REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

Authors

  • Luís Miguel Carvalho Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Sofia Viseu Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Catarina Gonçalves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p30-42

Keywords:

Intermediary actors, Education governance, Knowledge for policy

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre dois atores que entraram recentemente na cena educativa portuguesa, pela via da filantropia e com o objetivo de apoiar, produzir e difundir conhecimento para melhorar as políticas públicas e informar as decisões dos cidadãos. Procurando analisar os produtos que materializam e operacionalizam a intervenção dos dois atores coletivos, o artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a emergência, a expansão e o papel deste tipo de atores no quadro dos processos de reconfiguração dos modos de regulação dos sistemas educativos e da intensificação da mobilização do conhecimento em política. A pesquisa baseou-se numa extensa análise documental e em entrevistas, evidenciando o modo como esses atores, que se apresentam como mediadores e peritos, atuam no espaço público, bem como as regras que conformam suas proposições sobre os sistemas educativos e acerca das melhores formas de governá-los.

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Author Biographies

Luís Miguel Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Agregado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Sofia Viseu, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em Educação, na especialidade de Administração e Política Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa. Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Catarina Gonçalves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Mestre em Educação, na especialidade de Administração Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Doutoranda em Educação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do no Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa.

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Published

2018-12-29

How to Cite

CARVALHO, L. M.; VISEU, S.; GONÇALVES, C. NOVOS ATORES INTERMEDIÁRIOS NA REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 30–42, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p30-42. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5659. Acesso em: 21 nov. 2024.