Pesquisa em Educação
do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90Keywords:
Grupo/rede de Pesquisa, Pós-graduação e Pesquisa, CAPES/PrIntAbstract
Neste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporada
Downloads
References
ALTBACH. P; SALMI, J. El camino hacia la excelencia académica:la constitución de Universidades de Investigación de Rango Mundial. Tradução para o espanhol: EdicionesGondo e Banco Mundial. Washington, EUA: Banco Mundial. 2011
ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa. Documento sobre o Programa de Intercâmbio (datilografado), 1984.
AUTOR, 2018
AUTORES (2019a e b).
BAIBICH, T. M. Orientação de Doutorado e contratransferência: uma relação tão delicada. Curitiba, UFPR/PPGE. Projeto de pesquisa – PQ/CNPq, em desenvolvimento, 2014.
BAIBICH, T. M. Orientação de doutorado: uma relação tão delicada. IN: HAGEMEYER, R. C. et al. Diálogos epistemológicos e culturais. Curitiba: W.A. Editores, 2016, p. 39-61.BARRETO, E. S. de S. Em memória da professora Aparecida Joly Gouveia. Revista da Faculdade de Educação, 24(2), 209-211, 1998.
BRANDÃO, Z. A pesquisa em educação e o impacto do crescimento da pós-graduação no Brasil. Em Aberto, Brasília, a. 5, n.31, jul./set. 1986
CAPES. A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. Brasília: [s.n.]. 2017 b
CAPES. Anexo I - Relação dos países com os quais a cooperação científica e acadêmica com o Brasil tem se mostrado mais efetiva (Alterado conforme D.O.U de 02/02/2018, Seção 3, Página 23)Brasília Capes, 2018f. 2017 c
CAPES. Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt) - Edital n.o 41/2017 - Alteração VI/2018 BrasíliaCapes, 2017a
CORRÊA, P.S.A. A orientação das dissertações e teses como objeto de estudo das pesquisas acadêmicas: História e historiografia. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 47, p. 392-416, set. 2012.
COSTA, A. O. et al (Orgs.). Uma história para contar: a pesquisa na Fundação Carlos Chagas. São Paulo: Annablume, 2004.
COSTA, F.J., SOUSA, S. C. T., SILVA, A. B. Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 11, n. 25, p. 823 - 852, setembro de 2014.
CUNHA, L. A. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. CURY, C.R. J. Ideologia e educação brasileira - católicos e liberais. São Paulo: Cortez e Moraes, 1978
CURY, C. R. J. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPEd, n. 30, p. 07 -22, set/out/nov/dez. de 2005.
DIAS, S. M. R.C. et al. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de monografias, dissertações e teses. Administração: Ensino e pesquisa. Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 697-721,out./dez 2011
FERRARO, A. R. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação, n. 30, , p. 47-69, Set/Dez, 2005
FERREIRA, M. M. Os professores franceses e o ensino da história no Rio de Janeiro nos anos 30. In: VILLAS BOAS, G; MAIO, M. C. (Orgs.). Ideias de modernidade e sociologia no Brasil: ensaios sobre Luiz de Aguiar Costa Pinto. Porto Alegre (RS): Ed. Universidade/UFRGS, 1999. p. 277-299.
FERREIRA, M. S. Centros de Pesquisas do INEP: pesquisa e política educacional entre as décadas de 1950 e 1970. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
FERREIRA, M. S. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro e Campinas: ANPEd e Autores Associados, v. 13, n. 38, p. 279-292, maio/ago. 2008.
FERREIRA, S. A universidade do século XXI: concepções, finalidades e contradições. Doutorado em Educação: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.2009.
GARCIA, R. L.; ALVES, N. A necessidade da orientação coletiva nos estudos sobre cotidiano – duas experiências. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.). A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez; Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.
GARCIA, W. E. Bernardete Gatti. Educadora e Pesquisadora. Belo Horizonte: Autêntica; Campinas: Autores Associados, 2011.
GATTI, B. A. Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: Conhecimento e realidade. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 40, p. 03-14, 1982
GATTI, B. A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, São Paulo e Rio de Janeiro: Autores Associados e ANPEd, n. 30, p., 124-132, set/dez 2005.
GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001.
GATTI, B.A. Política de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em Educação. REVEDUC, v. 11, n. 1, São Carlos: UFSCar, 2017, p. 151-164.
INFOCAPES. PrInt: instituições selecionadas iniciam execução de projetos de internacionalização. Brasilia [s.n] Disponível em: https://www.capes.gov.br/infocapes/002-dezembro-2018/Acesso em 15.04.2020
KNIGHT, J. Studentmobilityandinternationalization: Trendsandtribulations. Research in ComparativeandInternationalEducation, v. 7, n. 1, p. 20–33, 2012.
LEAL, F.G. Bases epistemológicas dos discursos dominantes de ‘internacionalização da educação superior’ no Brasil. Tese de doutorado Programa de Pós-graduação em Administração. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): Florianópolis. 351p. 2020.
MEC/CAPES. Institui o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Pesquisa do Brasil e dispõe sobre as diretrizes gerais do Programa Brasília. 2017
MOROSINI, M.C; WOICOLESCO, VG; MARCELINO, JM; HATSEK, DJR Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras participantes do Programa Capes PrInt. Arquivos de análise de políticas educacionais , [S. l.] , v. 31, 2023. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7886. Acesso em: 18 set. 2023.
OLIVEIRA, A. de. Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq. Dissertação de Mestrado em Educação: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2003.
PEELO, M. Understandingsupervisionandthe PhD. Essentialguides for lecturers. London and New York: Continuum, 2011.
RIBEIRO, D. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
RISTOFF, D. I.; BIANCHETTI, L. A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: (Des)encontros históricos e manutenção do apartheid socioeducacional. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 17, n. 3, p. 787-824, nov. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772012000300010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 abr. 2020. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300010.
SADLAK, J. e CAI, L. N. (eds.) The world-class university as part of a new higher education paradigm: from institutional qualities to systemic excellence. Bucharest: Unesco-Cepes. 2009
SALMI, J.(2009). El desafío de crear universidades de rango mundial.Bogotá: Mayol Ediciones.
SILVA JÚNIOR, J. R. The new brazillianuniversity. A busca de resultados comercializáveis: para quem?. Bauru: Canal 5. 2017
TEIXEIRA, A. Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.25, n.61, jan./mar. 1956. p.145-149.
VIDAL, D. G. (Org.). Dermeval Saviani. Pesquisador, Professor e Educador. Belo Horizonte: Autêntica; Campinas: Autores Associados, 2011.
VILLAR, J. L.; CASTIONI, R. (Orgs.). Diálogos entre Anísio e Darcy. O projeto da UnB e a educação brasileira. Brasília: Verbena Editora, 2012.
WALKER, M.; THOMSON, P. (Ed.). The RoutledgeDoctoralSupervisor´s Companion. SupportingeffectiveResearch in Educationandthe Social Sciences. London and New York: Toutledge, 2010
WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 67-75, 1990.
WEBER, S. Educação, ciência e desenvolvimento social. In: BIANCHETTI, L.; MEKSENAS, P. (Orgs.). A trama do conhecimento. Teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017