Da Inserção Profissional à Perseverança Docente
trajetórias de docentes do Distrito Federal (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p287-307Keywords:
inserção profissional; desenvolvimento profissional ; perseverança na docência; estudo longitudinalAbstract
The article discusses the professional trajectory of teachers from the Federal District in a longitudinal study aiming to understand their teaching and professional learning. There are two research contexts, the first being conducted between 2010 and 2014 (doctoral research) and the second context about ten years later (postdoctoral research). Professional insertion and perseverance in the teaching career constitute the theoretical framework, highlighting the contribution of researcher Joséphine Mukamurera and researchers from the francophone context on this theme. We sought the methodological approximations between the Documentary Method and the Prose Analysis method in the understanding of trajectories of professionals from the Federal District, considering that the two methods of analysis were used to understand the trajectories of teachers. The analyses and interpretations show that there is no model of professional insertion, that perseverance does not depend only on continuing education that is carried out throughout the career, on the feeling of success at the beginning of the career, and there are numerous factors that complexify the teaching profession, among which the working conditions and other subjective conditions inherent to it.
Downloads
References
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, Contexto e Significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Caderno de Pesquisas, São Paulo (45): 66-71, maio 1983.
BOHNSACK, R. Pesquisa Social Reconstrutiva. Introdução aos métodos qualitativos. Tradução Markus A. Hediger; revisão da tradução Wivian Weller; prefácio à edição brasileira de Wivian Weller – Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
BOHNSACK, Ralf; WELLER, Wivian. O Método Documentário na análise de grupos de discussão. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.
CORRADINI, Suely Nercerssian; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea. In: Revista EXITUS, v. 01, n. 01, p. 53-62, jul./dez. 2011, Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4648779/mod_resource/content/0/FORMA%C3%87%C3%83O%20DOCENTE%20o%20profissional%20da%20sociedade%20contempor%C3%A2nea.%20%281%29.pdf Acesso mar. 2023.
COUTO, Tatiana Cabral. Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades. 2009.. Mestrado (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-graduação em Letras do Centro de Comunicação e Letras. São Paulo, 2009. Disponível em http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25417 Acesso em mar. 2023.
AUTORA1 (2014)
AUTORA1; AUTORA2 (2021)
AUTORA1; AUTORA2 (2021)
DELORY-MOMBERGER, Christine. Vocabulaire des histoires de vie et de la Recherche Biographique. Toulouse- Érès, 2019.
FISCHER, Nilton Bueno; LOUSADA, Vinícius Lima. Risco. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides. Dicionário Paulo Freire.
FLITNER, Andreas. Os problemas sociológicos nas primeiras pesquisas sobre juventude. In: BRITTO, Sulamita (Org.). Sociologia da Juventude: da Europa de Marx à América Latina de Hoje. Rio de Janeiro: Zahar, p. 37-67, 1968. v.1
GARFINKEL, Harold. Estudios en Etnometodología. Bogotá: Universidade Nacional de Colombia, 2006.
MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. 5a ed. São Paulo: ABDR, 2006.
MARTINEAU, Stéphane; PORTELANCE, Liliane; MUKAMURERA, Joséphine.
MENEZES, Alexandre Junior de Souza. Diário do cotidiano de experiência de formação de jovens. A construção teórico-metodológica. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica UNICID – São Paulo – 17 a 20 de setembro de 2018. Anais VIII CIPA – ISSN 2178-0676. Disponível em: https://viiicipa.biograph.org.br/wp-content/uploads/2019/02/27Alexandre-Junior-de-Souza-Menezes-1.pdf Acesso em maio 2021.
MUKAMURERA, J. (1999). Le processus d’insertion professionnelle de diplômés en enseignement au Québec : une analyse de trajectoires. Éducation et Francophonie, 27(1), 64–79. https://doi.org/10.7202/1080484ar Disponível em https://www.erudit.org/fr/revues/ef/1999-v27-n1-ef06286/1080484ar.pdf Acesso em fev. 2023.
MUKAMURERA, J.. Le développement professionnel et la persévérance en enseignement. Éclairage théorique et états des lieux. In : MUKAMURERA, J. ; PORTELANCE, L. ; MARTINEAU, S.. Développement et Persévérance Professionnels dans l’Enseignement : oui, mais comment ? – Québec, Canadá : Presses Universitaires du Québec, 2014. (Kindle Edition).
MUKAMURERA, J, ; PORTELANCE, L. ; MARTINEAU, S. Développement et persévérance professionnels. Enjeux pour la profession et l’efficacité des systèmes éducatifs. In : MUKAMURERA, J. ; PORTELANCE, L. ; MARTINEAU, S. Développement et Persévérance Professionnels dans l’Enseignement : oui, mais comment ? – Québec, Canadá : Presses Universitaires du Québec, 2014. (Kindle Editions).
MUKAMURERA, Joséphine. Symposium sur l’Insertion professionnelle. Programme du colloque international en éducation et du Sommet du numérique em éducation. 25 et 26 avril 2019. Montréal, QC: Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. Chaire de recherche du Canada sur les technologies de l’information et de la communication (TIC) en éducation, 2019.
NIYUBAHWE, A. Rétention du futur personnel enseignant : nécessité d’un accompagnement branché sur les réalités scolaires ». In : Les Faites en Éducation, 15 de jan. 2023. Disponible sur https://www.edcan.ca/articles/retention-du-futur-personnel-enseignant-realites-scolaires/?lang=fr Acesso fev. 2023.
OLIVEIRA, Marco Aurélio Ferreira Martins de; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Escritas de si, do outro e do mundo. Diários em aulas de Biologia. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biográfica. UNICID – São Paulo – 17 a 20 de setembro de 2018. Anais VIII CIPA – ISSN 2178-0676. Disponível em : https://viiicipa.biograph.org.br/wp-content/uploads/2019/02/33E1COM_COMP_Marco-Aure%CC%81lio-Ferreira-Martins-de-Oliveira.pdf Acesso maio 2021.
SCHECHTMAN, Sheila. Dinâmicas curriculares e ações pedagógicas: desafios para implementação de um curso de licenciatura a partir do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2017. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2195 Acesso em mar. 2023.
SILVA, Eliane Nascimento. Autoeficácia e bem-estar subjetivo docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016. Disponível em http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1007 Acesso mar. 2023.
SILVEIRA, Ghisleine Trigo. Escola Promotora de Saúde: quem sabe faz a hora! 2000. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, 2000. Disponível em : https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-02042020-125449 Acesso em mar. 2023
SIMÕES, Rodrigo Lemos. Formação de professores de história, práticas e discursos de si. 2013. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em : https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3755 Acesso em mar. 2023.
TARDIF, Maurice; AUTORA1 (2020).
VIANA, Maria Hosana Magalhães. Programa Magister Ceará: reflexões sobre formação docente. 2011. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Pro - Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, 2011. Disponível em : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2328 Acesso em mar. 2023.
WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa: aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias, v. 7, n. 13, p. 260-300, jan./abr. 2005.
WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n.2, p. 241-260, maio/ago. 2006.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Denise Gisele de Britto Damasco, Laurizete Ferragut Passos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017