Concepções de Professores Sobre Bulliyng e Formas de Enfrentamento no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p42-58Keywords:
bullying; concepções de professores; formas de enfrentamento; violência escolar; educação inclusiva.Abstract
School violence is an old phenomenon that has been preserved over time. In contemporary times, another form of violence in the school environment has been reported, which has taken on increasing dimensions, called bullying. It is a psychological or physical intimidation, intentional and recurrent, directed at a person seen as fragile by their aggressors. The school seems to contribute to the existence of this form of violence by encouraging the reproduction of social practices that prevent the reception of human diversity. This article aimed to analyze the conceptions of teachers of the state of Bahia about bullying, identifying concepts attributed to this phenomenon, as well as possible ways of confronting in the school context. The analyzes were carried out through interviews with teachers from public schools in two cities in Bahia marked by a high rate of violence. It was noticed the lack of a conceptual clarity about bullying and, in some cases, a relativization of situations identified as something common to the school routine or seen as a joke by the teachers. Possible ways of facing were identified based on the concepts presented. It can be noticed that the school context is part of the culture and ends up being a (re)producer of violence.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Mínima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial Ltda, 2008.
ANTUNES, Deborah Christina; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 1, p. 33-42, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v20n1/a04v20n1.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva. Brasília, DF: Grupo de Trabalho da Política Nacional de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
CERQUEIRA, Daniel; FERREIRA, Helder; BUENO, Samira (coord.). Atlas da Violência 2021. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/1375-atlasdaviolencia2021completo.pdf. Acesso em: 07 set. 2022.
COSTA, Valdelúcia Alves da (org.). Formação e pesquisa: articulação na educação inclusiva. Niterói, RJ: Intertexto, 2015. p. 17-31.
CROCHÍK, José Leon. Educação inclusiva, subjetividade, preconceito e direitos humanos: qual sua relação? In: SILVA, Aida Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da. (org.). Educação inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2015a. p. 23-53.
CROCHÍK, José Leon. Educação para a resistência contra a barbárie. Revista Educação, São Paulo, ano 2, n. 10, p. 16-25, 2009.
CROCHIK, José Leon. Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 211-229, ago. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2012000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 jul. 2020.
CROCHÍK, José Leon. Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento – revista de educação, Niterói, RJ, ano 2, n. 3, p. 29-56, 2015b. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/270/218. Acesso em: 8 jun. 2016.
CROCHÍK, José Leon (coord.). Preconceito e Educação Inclusiva. Brasília, DF: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SHD/PR), 2011.
CROCHICK, José Leon; CROCHICK, Nicole. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2017.
DIAS, Marian Avila Lima; DADICO, Luciana; CASCO, Ricardo. Relatos de participação no bullying: tipos e consequências. Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 49-69, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3106. Acesso em: 02 abr. 2020.
FANTE, Cleodelice Aparecida Zonato. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas, SP: Verus, 2005.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. São Paulo, ano 15, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/anuario-2021-completo-v4-bx.pdf. Acesso em: 07 set. 2022.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. São Paulo, ano 16, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/06/anuario-2022.pdf?v=5.
Acesso em: 07 set. 2022.
GIORDANO, Rose. Violência e in(ex)clusão escolar em escolas da grande região metropolitana de Belém (PA). In: CHOCHÍCK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima. Estudos sobre violência escolar entre estudantes. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020. p. 119-148.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Metodologia para a seleção dos municípios participantes do Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubos. Nota técnica. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/137. Acesso em: 07 set. 2022.
LOPES NETO, Aramis. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. 164-172, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DA USP; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA; G1. Monitor da Violência. Disponível em: https://nev.prp.usp.br/projetos/projetos-especiais/monitor-da-violencia/. Acesso em: 07 set. 2022.
ONG aponta Feira de Santana como 9ª cidade mais violenta do mundo; Salvador é 28ª no ranking. G1 Bahia, Salvador, 22 abr. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/04/22/ong-aponta-feira-de-santana-como-9a-cidade-mais-violenta-do-mundo-salvador-e-28a-no-ranking.ghtml. Acesso em: 07 set. 2022.
SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; BAZON, Marina Rezende; CECÍLIO, Sálua. Bullying na sala de aula: percepção e intervenção de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 65, n. 1, p. 121-137, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v65n1/v65n1a09.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017