Protagonism and Formative Processes

a case study of literacy in cuba (1961)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p277-293

Keywords:

Alfabetização, Cuba, Processos formativos.

Abstract

It is intended to discuss the National Literacy Campaign in Cuba in 1961 and the teaching material used in the training of the literacy teacher, in its didactic, psychological and military expression, for an autonomous training. Highlighting the principles of the Hidden Curriculum expressed in the Alfabeticemos Manual (CUBA, 1961a), which aimed to provide literacy guidance and train young people who enlisted as volunteer teachers, whose ages were 12 to 16 years old, seeking to stimulate educational protagonism and political. After this training, the illiteracy rate in Cuba dropped from 23.6% to 3.9%, which configured the island as the first territory, declared by UNESCO, as free of illiteracy in Latin America. The young conductors were the protagonists of a new formative process that made Cuban education a world reference.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Joaquim Pereira Melo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1985), Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1988), Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Doutorado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Sêneca, Santo Agostinho, Cristianismo e Helenismo.

Roseli Gall do Amaral , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPr

Doutora em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá/ UEM e Doutora em Estudos Clássicos (Mundo Antigo) pela Universidade de Coimbra/ UC- Mestre em Educação (História da Educação) pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Atualmente é Professora da UTFPR-Campus Apucarana nos Cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Têxtil . Foi Coordenadora Pedagógica Geral (2007-2011) da FAAST, Coordenadora da Pós-graduação em Educação (FAAST) e Professora da FAAST nos Cursos de Pedagogia e Administração de Empresas-Faculdade Astorga (2006-2011). Tem experiência na Área de Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura e Pedagogia. Foi Assessora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação de Astorga.

Dayane de Freitas Colombo Rosa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Estuda Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Estudou Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012), e em Educação Infantil, Psicomotricidade e Alfabetização (2012), ambas pela FACULDADE ASTORGA. Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE PALAS ATENA (2009). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Alberto Bonini de Astorga e professora na Faculdade Astorga-Faast no curso de licenciatura em Pedagogia das disciplinas de Pesquisa Pedagógica, Fundamentos, Métodos e Processos da Alfabetização e Didática. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Pensamento Educacional - GPTSPE - na linha: O pensamento educacional na América Latina.

Published

2022-10-26

How to Cite

MELO, J. J. P.; AMARAL , R. G. do .; ROSA, D. de F. C. Protagonism and Formative Processes: a case study of literacy in cuba (1961). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 277–293, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p277-293. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10045. Acesso em: 17 jul. 2024.