(In) Formação de professores americanos sobre estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p355-377

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, formação docente, práxis

Resumo

Apresenta-se reflexão acerca do processo (in)formativo e práxis de agentes educacionais (n = 15) de duas escolas de duas cidades de pequeno porte no Condado de Tippecanoe, no estado de Indiana, Estados Unidos, no tocante aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com o apoio do Software IRAMUTEQ. Os participantes revelaram-se distantes do perfil geral dos agentes educacionais brasileiros, os quais se colocam como dependentes das intervenções legais, são passivos no seu processo de (in)formação e alienados para a práxis de diferenciação instrucional e curricular, que desconsidera os diferentes níveis e perfis dos estudantes. Diversamente, a práxis dos participantes assenta-se na formação básica que considera imprescindível o desenvolvimento pleno de seus estudantes e em níveis de excelência.

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Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Engenharia Eletrica pela Universidade de São Paulo. Mestre em Matemática Aplicada e Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Ibilce). Estágio de Pós-doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Professora Assistente junto ao Departamento de Ciência de Computação e Estatística (DCCE). Professora do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

 

Nielsen Pereira, Purdue University

Doutor em Estudos Educacionais pela Purdue University. Professor Assistente da Purdue Univrsity, West Lafayette, IN, USA.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

RONDINI, C. A.; PEREIRA, N. (In) Formação de professores americanos sobre estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 355–377, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p355-377. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9163. Acesso em: 22 dez. 2024.