(In) Formação de professores americanos sobre estudantes com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p355-377Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação, formação docente, práxisResumo
Apresenta-se reflexão acerca do processo (in)formativo e práxis de agentes educacionais (n = 15) de duas escolas de duas cidades de pequeno porte no Condado de Tippecanoe, no estado de Indiana, Estados Unidos, no tocante aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com o apoio do Software IRAMUTEQ. Os participantes revelaram-se distantes do perfil geral dos agentes educacionais brasileiros, os quais se colocam como dependentes das intervenções legais, são passivos no seu processo de (in)formação e alienados para a práxis de diferenciação instrucional e curricular, que desconsidera os diferentes níveis e perfis dos estudantes. Diversamente, a práxis dos participantes assenta-se na formação básica que considera imprescindível o desenvolvimento pleno de seus estudantes e em níveis de excelência.
Downloads
Referências
ANJOS, A. G. dos. Formação Continuada de Professores em Altas Habilidades/Superdotação: Uma dissonância entre contextos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências, Bauru, 2018.
ARAÚJO, M. I. de; FRATARI, M. H. D.; SANTOS, C. A. O. Atendimento as altas habilidades superdotação AH/SD: considerações sobre o atendimento educacional especializado – AEE no contexto da educação inclusiva. Diversa Prática, v. 3, n. 106, p. 106-139, 2016.
BERGAMIN, A. C. Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências, Bauru, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATES, J.; MUNDAY, S. Trabalhando com Alunos Superdotados, Talentosos e com Altas Habilidades. São Paulo: Galpão, 2007.
BOWERS, K.; BOYD, M. B. Student Handbook & Code of Conduct. West Lafayette Community School Corporation, 2015. Disponível em: https://ces.wl.k12.in.us/handouts-forms-flyers/student-parent-documents. Acesso em: 6 mar. 2020.
BRASIL. Resolução nº 4, de 02 de outubro de 2009. Brasília: MEC, 2009.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2013.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Revista Texto e Contexto Enfermagem, v. 4, n. 15, p. 679-84, Out-Dez, 2006.
FAVERI, F. B. M. de; HEINZLE, M. R. S. Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. e118/1-23, dez. 2019. ISSN 1984-686X.
FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: volume 1: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2007.
GUENTHER, Z. C. Crianças dotadas e talentosas... não as deixem esperar mais! Rio de Janeiro: LTC, 2012.
JOB, C. C. P. Centro Especializado no Atendimento de Superdotados: influências no ideário docente. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2020.
MARLAND, S. P. Jr. Education of the Gifted and Talented - Volume 1: Report to the Congress of the United States by the U. S. Commissioner of Education. Office of Education (DHEW), Washington, DC, 1971, 126p. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED056243. Acesso em: 22 mar. 2020.
MARTINS, J. B. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escola. Semina: Ci. Sociais/Humanas, Londrina, v. 17, n. 3, p. 266-273, 1996.
PINHEIRO, L. da N. A (in)visibilidade dos estudantes alto-habilidosos e a produção do fracasso escolar: faces da escola capitalista e seus impactos na educação brasileira. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo. Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, São Bernardo do Campo, 2018. 512 f.
QUEIROZ, D. T.; VALL, J.; SOUZA, A. M. A.; VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. R. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 276-83, 2007.
RECH, A. J. D.; NEGRINI, T. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 485-498, jan. 2019.
RONDINI, C. A. Caminhos e descaminhos na formação docente para o trabalho com os estudantes com altas habilidades/superdotação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 22, p. 79-94, 2019.
SOARES, A. A. da S. Identificação de estudantes precoces com comportamento de superdotação: desafios para a formação de professores em serviço. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017