A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371Palavras-chave:
Educação a Distância, Modelagem Matemática, Formação Continuada de Professores de Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle.Resumo
Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017