A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371

Palavras-chave:

Educação a Distância, Modelagem Matemática, Formação Continuada de Professores de Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle.

Resumo

Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná Docente do Programa de Mestrado em Ensino Colegiado de Matemática

Doutorado em Educação

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia

Graduação em Ciências/Matemática

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Presidente Prudente

Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP

Mestrado em Ciência da Computação - UNICAMP

Graduação em Matemática

Referências

Almeida, L. M.; Silva, K. P.; Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.

Almeida, M. E. B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo. 29 (2), 327-340. Obtenido 07 Febrero 2011.

Alonso, K. M. (2005). Formação de professores em exercício, educação a distância e a consolidação de um projeto de formação: o caso da UFMT. Obtenido 18 Deciembro 2014, desde Universidade Estadual de Campinas. Web site: http://libdigi.unicamp.br.

Azevedo, A. B. (2013). Aprendizagem na EaD: contribuições e desafios. Educação & Linguagem. 16 (1), 151-169. Obtenido 19 Noviembro 2013.

Bairral, M. A. (2010). Estratégias Didático-Metodológicas na Avaliação e Formação Continuada em Ambientes Virtuais a Distância. En: A. P. Jahn e Allevato, N. S. G. (Org.). Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SEBEM, 2010.

Barros, N. M. C. (2013). A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. Obtenido 28 Noviembro 2014, desde Universidade Estadual Paulista. Web site: acervodigital.unesp.br/handle/unesp/158563?mode=full.

Borba, M. C.; Malheiros, A. P. S.; Zulatto, R. B. A. (2007). Educação a distância online. Horizonte: Autêntica.

Diva, S. S. (2011). A constituição docente em matemática à distância: entre saberes, experiências e narrativas. Obtenido 12 Febrero 2014, desde Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Felden, E. L.; Silva, M. G. C. N. (2011). Formação docente: limites e possibilidades na educação à distância. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 1 (2), 18-31. Obtenido 23 Julio 2012.

Garcia, D. J. (2006). O papel do mediador técnico-pedagógico na formação continuada a distância de professores em serviço. Obtenido 4 Enero 2014, desde Universidade Estadual Paulista. Web site: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92331.

Imbernón, F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.

Kenski, V. M. (2008). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.

Lacerda, F. K. D.; Espíndola, R. M. (2013). Evasão na educação a distância: um estudo de caso. EAD em foco, 3 (1), 96-108. Obtenido 12 Noviembre 2014.

Lopes, J. P. (2010). Educação a distância e a constituição da docência: formação para ou com as tecnologias?. Inter-Ação, 35 (2), 275-292. Obtenido 27 Junio 2012.

Moraes, R.; Galiazzi, M. do C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí.

Morais, A. C. L.; Almeida, D. M. B.; Alves, G. S. A. (2011). EaD na formação continuada de professores: a experiência de um novo cenário. Revista ECS, 1 (1), 77-92. Obtenido en 17 Febrero 2012.

Oliveira, A. (2012). Formação continuada de professores de matemática a distância: estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem. Obtenido 23 Mayo 2014, desde Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Web site: https://sistemas.ufms.br/sigpos/portal/trabalhos/download/1837/cursoId:91.

Pereira, R. S. G. (2015). A Educação a Distância e a formação continuada de professores de Matemática: contribuições de um contexto formativo para a base de conhecimento docente. Obtenido 12 Deciembro 2015, dede Universidade Estadual Paulista. Web site: http://repositorio.unesp.br/.

Richit, A., Richit, A. Educação a distância e a formação continuada docente: um processo de inclusão digital. Obtenido 13 Agosto 2014. Web site: http://senid.upf.br/2012/anais/ 96227.pdf>.

Valente, J. A. (2003). Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface: comunicação, saúde e educação, 7 (12), 139-148. Obtenido em 10 Deciembre 2010.

Valente, J. A.; Moran, J. M. (2011). Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção do conhecimento. En: J. A. Valente; J. M. Moran; V. A. Arantes (Org.). Educação a distância (pp.13-44). São Paulo: Summus.

Veiga, I. P. A. (2000). Projeto político-pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar?. En: M. E. L. M. Castanho; S. Castanho (Org.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus.

Viel, S. R. (2011). Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância: o caso da CEDERJ/UAB. Obtenido 15 Agosto 2013, desde Universidade Estadual Paulista. Web site: www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/teses/viel_sr_tese_rcla.pdf.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

DOS SANTOS GOMES PEREIRA, R.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 358–371, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538. Acesso em: 23 dez. 2024.