O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular

Autores

  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Ana Lúcia Braz Dias Central Michigan University
  • Deise Aparecida Peralta Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p155-172

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Currículo de matemática, Educação profissional, Ensino técnico

Resumo

O artigo visa, a partir da caracterização da Educação Profissional e Tecnológica no
sistema educacional brasileiro, discutir necessidades, dificuldades e estratégias
didáticas apresentadas por professores brasileiros sobre a Matemática em
cursos técnicos da área de indústria de uma escola pública do Brasil. Para
tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, construída a partir dos seguintes
procedimentos metodológicos: visitas técnicas à escola investigada, análise de
currículos e entrevistas com professores. O estudo revela que a matemática na
educação profissional técnica (concomitante/subsequente) apresenta-se como
base tecnológica, devendo então estar atrelada à formação matemática dos
alunos, superando perspectivas meramente instrumentais de ensino.

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Biografia do Autor

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC/UNESP). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP).

Ana Lúcia Braz Dias, Central Michigan University

Doutora em Educação Matemática pela Indiana University (IU/EUA). Professora da Central Michigan University (CMU/EUA). Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC/UNESP). Pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC/UNESP). Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

GONÇALVES, H. J. L.; DIAS, A. L. B.; PERALTA, D. A. O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 54, p. 155–172, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p155-172. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6187. Acesso em: 27 dez. 2024.