Recontextualização da política curricular para a educação das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p28-42Palavras-chave:
Ciclo de políticas, Relações étnico-raciais, Prática pedagógica, RecontextualizaçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender
como se recontextualizam as políticas curriculares para a educação das relações
étnico-raciais para o Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do IF Baiano campus
Guanambi. Tem como principal referencial as contribuições de Basil Bernstein
com a teoria da recontextualização, os estudos de Ball e Bowe sobre ciclo de
políticas e, também, os estudos no campo do currículo e das relações étnicoraciais.
A investigação questionou como a educação para as relações étnicoraciais
é recontextualizada na prática das professoras de Arte, Língua Portuguesa
e História da referida instituição de ensino. Os dados foram construídos por meio
da análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas. Ao longo da
pesquisa, percebeu-se como se efetiva, no cotidiano escolar, por meio da prática
pedagógica, o processo de recontextualização das propostas curriculares para
educação das relações étnico-raciais.
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Atualizado em 15/07/2017