Uma estratégia de ensino emancipatório fundada na Teoria das Representações Sociais
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203Palavras-chave:
Educação superior, Representações sociais, Avaliação emancipatória, Dialogicidade, Paulo Freire.Resumo
A relação dialógica entre docentes e estudantes motivou o desenvolvimento do estudo que possuiu duplo objetivo: buscou associar a investigação do significado atribuído por educandos a um componente curricular ao de criar uma estratégia pedagógica fundada na teoria das representações sociais. Durante um semestre, a referida estratégia foi sendo desenvolvida e investigada junto a educandos de ensino superior, amparando-se em procedimentos de pesquisa científica e intervenções pedagógicas. A identificação de eixos de significação no início do curso permitiu a exploração, junto com os estudantes, de métodos amparados pelos princípios da pedagogia freireana e da avaliação emancipatória, sendo dada a oportunidade de participarem como sujeitos ativos, de negociarem representações sociais. Os resultados obtidos evidenciaram a mudança de representações estereotipadas, sobretudo no que concerne ao valor associado ao componente curricular objeto do estudo, e podem servir de suporte para que outros profissionais da educação busquem uma aproximação de educandos com conhecimentos reificados.
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Atualizado em 15/07/2017