Uma estratégia de ensino emancipatório fundada na Teoria das Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203

Palavras-chave:

Educação superior, Representações sociais, Avaliação emancipatória, Dialogicidade, Paulo Freire.

Resumo

A relação dialógica entre docentes e estudantes motivou o desenvolvimento do estudo que possuiu duplo objetivo: buscou associar a investigação do significado atribuído por educandos a um componente curricular ao de criar uma estratégia pedagógica fundada na teoria das representações sociais. Durante um semestre, a referida estratégia foi sendo desenvolvida e investigada junto a educandos de ensino superior, amparando-se em procedimentos de pesquisa científica e intervenções pedagógicas. A identificação de eixos de significação no início do curso permitiu a exploração, junto com os estudantes, de métodos amparados pelos princípios da pedagogia freireana e da avaliação emancipatória, sendo dada a oportunidade de participarem como sujeitos ativos, de negociarem representações sociais. Os resultados obtidos evidenciaram a mudança de representações estereotipadas, sobretudo no que concerne ao valor associado ao componente curricular objeto do estudo, e podem servir de suporte para que outros profissionais da educação busquem uma aproximação de educandos com conhecimentos reificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Passador Lombardi, Faculdade Progresso e Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação: Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, São Paulo, Brasil. Professora de Direito Civil da Faculdade Progresso, Guarulhos, São Paulo, Brasil, e professora de Direito Empresarial da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATECZL, São Paulo, Brasil. Participa do Grupo de Pesquisa: Representações Sociais e Subjetividade Docente, liderado pela Profa. Adelina Novaes e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq.

Adelina de Oliveira Novaes, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo.

Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo.

Referências

ABRIC, Jean-Claude. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 127-147, Nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000300007&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000300007.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liber Livro, 2010.

CHAIB, Mohamed. Social representations, subjectivity and learningSocial representations, subjectivity and learning. Cadernos Pesquisa, São Paulo , v. 45, n. 156, p. 358-372, Junho 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200358&lng=en&nrm=iso>. Acessos em 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143201.

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al . Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior. Ciência & Educação (Bauru), Bauru , v. 20, n. 2, p. 467-479, 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200467&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000200013.

EVOC2000. Version 5. [software na internet]. Aix en Provence, 2002. Disponível em: <https://sourceforge.net/projects/evoc/>. Acesso em: 30 mar. 2019.

FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, Anamérica Prado; NOVAES, Adelina. Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para a prática docente. In: Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 69, p. 874-894, set./dez. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4052/3472. Acessos em: 06 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.4052.

FETTERMAN, David. Transformative empowerment evaluation and Freirean pedagogy: Alignment with an emancipatory tradition. In: PATTON, Michael Queen (Ed.), Pedagogy of Evaluation. New Directions for Evaluation, 155, 2017. p. 111-126.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília, 4ª edição: Liber Livro, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

JODELET, Denise. Représentations sociales. Paris: PUF, 1989.

JODELET, Denise. Contribuições das representações sociais para a análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, Luis et. al. (Orgs.) Educação e trabalho: representações, competências e trajectórias. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Ciências da Educação, 2007, p. 11-25.

JODELET, Denise. O encontro dos saberes. In: JESUÍNO, Jorge Correia; MENDES, Felismina R. P.; LOPES, Manuel José (Orgs.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Coleção Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 59-79.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 20-31, Aug. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MARKOVA, Ivana. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 163, p. 358-375, Mar. 2017a. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000100358&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143760.

MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Trad. Lilian Ulup. Cambridge: Cambridge University Press; São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPress, 2017b.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. A máquina de fazer deuses. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

NOVAES, Adelina. Por uma análise psicossocial do curso de direito. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

NOVAES, Adelina. Subjetividade social docente: elementos para um debate sobre "políticas de subjetividade". Cadernos de Pesquisa, São Paulo , v. 45, n. 156, p. 328-343, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200328&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 06 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143205.

NOVAES, Adelina; ORNELLAS, Maria de Lourdes; ENS, Romilda Teodora. Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 17, n. 53, ago. 2017. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/16433>. Acesso em: 25 mar. 2019. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2010.

PATTON, Michael Quinn. Pedagogical principles of evaluation: Interpreting Freire. In: M. Q. Patton (Ed.), Pedagogy of Evaluation. New Directions for Evaluation, 155, 2017. 49–77.

PINTO, Alexandre Saul. Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. 207 p. Tese (Doutorado em Educação: currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2015.

SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SANT’ANNA, Hugo Cristo. OpenEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. In: ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO – ES. Disponível em: <http://www.academia.edu/2226246/openEvoc_Um_programa_de_apoio_%C3%A0_pesquisa_em_Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais>. Acessos em: 10 jan. 2019.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SEIDMANN, Susana. Identidad personal y subjetividad social: educación y constitución subjetiva. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 344-357, Junho 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200344&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143204.

TAGUL. [software na internet para elaboração de nuvem de palavras utilizando imagens]. Disponível em: <https://www.tagul.com>. Acesso em: 30/03/2019.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

LOMBARDI, G. P.; NOVAES, A. de O. Uma estratégia de ensino emancipatório fundada na Teoria das Representações Sociais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 187–203, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6081. Acesso em: 23 nov. 2024.