NOVOS ATORES INTERMEDIÁRIOS NA REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p30-42Palavras-chave:
Atores intermediários, Regulação da educação, Conhecimento para a políticaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre dois atores que entraram recentemente na cena educativa portuguesa, pela via da filantropia e com o objetivo de apoiar, produzir e difundir conhecimento para melhorar as políticas públicas e informar as decisões dos cidadãos. Procurando analisar os produtos que materializam e operacionalizam a intervenção dos dois atores coletivos, o artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a emergência, a expansão e o papel deste tipo de atores no quadro dos processos de reconfiguração dos modos de regulação dos sistemas educativos e da intensificação da mobilização do conhecimento em política. A pesquisa baseou-se numa extensa análise documental e em entrevistas, evidenciando o modo como esses atores, que se apresentam como mediadores e peritos, atuam no espaço público, bem como as regras que conformam suas proposições sobre os sistemas educativos e acerca das melhores formas de governá-los.
Downloads
Referências
AQEDUTO. Apresentação. 2017. Disponível em: <http://www.aqeduto.pt/apresentacao/>. Acesso em: 5 set. 2017.
BALL, Stephen. Following policy: networks, network ethnography and education policy mobilities. Journal of Education Policy, v. 31, n. 5, p. 549-566, 2016.
BARROSO, João. A emergência do local e os novos modos de regulação das políticas educativas. Educação: Temas e Problemas, v. 12 e 13, p. 13-25, 2013.
BERNARDI, Liane Maria. Et al. Os think tanks liberais no País: a Universidade Aberta de Porto Alegre. Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 571-586, 2018.
CARVALHO, Luís Miguel. Apontamentos sobre as relações entre conhecimento e política educativa. Revista do Fórum Português de Administração Educacional, n. 6, p. 37-45, 2006.
CARVALHO, Luís Miguel; COSTA, Estela; GONÇALVES, Catarina. Fifteen years looking at the mirror: on the presence of PISA in education policy processes (Portugal, 2000-2016). European Journal of Education, v. 52, n. 2, p. 154-65, 2017.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. London: Routledge-Falmer, 2007.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. Resultados do PISA e os ambientes escolares. In: ______. Estado da Educação 2015. Lisboa, 2015. p. 31-39.
CORREIA, Luísa. Alberto Amaral: “Impressiona-me a falta de continuidade nas políticas” de educação. JPN - JornalismoPortoNet, Porto, 16 maio 2017. Disponível em: <https://jpn.up.pt/2017/05/16/alberto-amaral-impressiona-me-falta-continuidade-nas-politicas-educacao/>. Acesso em: 19 dez. 2017.
EDUCAÇÃO EM EXAME. Sobre o projeto. 2017. Disponível em: <https://educacaoemexame.pt/>. Acesso em: 20 set. 2017.
EDULOG. Think tank da educação. 2017. Disponível em: <https://www.edulog.pt/>. Acesso em: 19 dez. 2017.
FELDFEBER, Myriam. Policies for teacher training and work in Argentina from the turn of the century. In: NORMAND, Romuald. Et al (Ed.). Education policies and the restructuring of the educational profession. Singapore: Springer, 2018. p. 89-103.
FERREIRA, Ana. Projeto aQeduto – avaliação, qualidade e equidade do sistema educativo em Portugal. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Investigação em educação e os resultados do PISA. Lisboa, 2015. p. 19-29.
FERREIRA, Ana; FLORES, Isabel; CASAS-NOVAS, Teresa. Porque melhoraram os resultados PISA em Portugal: estudo longitudinal e comparado (2000-2015). Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017.
FLORES, Isabel; CASAS-NOVAS, Teresa; FERREIRA, Ana. Projeto aQeduto: o que mudou na educação em Portugal – doze anos de avaliação internacional. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O estado da educação 2015. Lisboa, 2015. p. 226-251.
FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS – FFMS. Sobre a Fundação. 2017. Disponível em: <https://www.ffms.pt/sobre-a-fundacao>. Acesso em: 5 set. 2017.
HOWARD, Philip. Network ethnography and the hypermedia organization: New media, new organizations, new methods. New media & society, v. 4, n. 4, p. 550-574. 2002.
JUSTINO, David. Encerramento. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Investigação em educação e os resultados do PISA. Lisboa, 2015. p. 118-123.
LAWN, Martin; LINGARD, Bob. Constructing a European policy space in educational governance: the role of transnational policy actors. European Educational Research Journal, v. 1, n. 2, p. 290-307, 2002.
LEVIN, Ben; COOPER, Amanda. Theory, research and practice in mobilizing research knowledge in education. In: FENWICK, Tara; FARRELL, Lesley (Ed.). Knowledge Mobilization and Educational Research. London: Routledge, 2012. p. 17-29.
LINDQUIST, Evert. The third community, policy inquiry, and social scientists. In: BROOKS, Stephen; GAGNON, Alain-G. (Ed.). Social scientists, policy, and the state. New York: Praeger, 1990. p. 21-51.
MAROY, Christian. Towards post-bureaucratic modes of governance: a European perspective. In: WALDOW, Florian; STEINER-KHAMSI, Gita (Ed.). Policy borrowing and lending in education. London: Routledge, 2012. p. 62-79.
MARTINS, Erika. Todos pela educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
MCGANN, James G. 2017 global go to think tank index report. TTCSP Global Go To Think Tank Index Reports, n. 13, 2018. Disponível em: <https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1012&context=think_tanks>. Acesso em: 15 out. 2018.
NAY, Olivier; SMITH, Andy. Les intermédiaries en politique: mediation et jeux d’instituitions. In : ______. (Ed.). Le gouvernement du compromise: courtiers et généralistes dans l’action politique. Paris: Economica, 2002. p. 1-21.
NUNES, Flávio. Projeto aQeduto: os alunos têm melhores resultados. Mas porquê? Observador, Lisboa, 15 dez. 2015. Disponível em: <https://observador.pt/2015/12/15/projeto-aqeduto-os-alunos-melhores-resultados/>. Acesso em: 20 jul. 2017.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. PISA in Focus. 2018. Disponível em: <https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus.htm>. Acesso em: 8 set. 2017.
OZGA, Jenny. Governing knowledge: Research steering and research quality. European Educational Research Journal, v. 7, n. 3, p. 261-272, 2008.
______. Governing education through data in England: From regulation to self‐evaluation. Journal of Education Policy, v. 24, n. 2, p. 149-162, 2009.
______. Assessing PISA. European Educational Research Journal, v. 11, n. 2, p. 166-171. 2012.
SIMONS, Maarten. Governing through feedback: from national orientation towards global positioning. In: FENWICK, Tara; MANGEZ, Eric; OZGA, Jenny (Ed.). World Yearbook of Education 2014: governing knowledge: comparison, knowledge-based technologies and expertise in the regulation of education. London: Routledge, 2014. p. 155-171.
VAN ZANTEN, Agnes. Connaissances et politiques d'éducation: Quelles interactions? Revue Française de Pédagogie, v. 1, n. 182, p. 5-8, 2013.
VISEU, Sofia; CARVALHO, Luís Miguel. Think tanks, policy networks and education governance: the rising of new intra-national spaces of policy in Portugal. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 108, p. 1-26, sep. 2018.
WILLIAMSON, Ben. Digital education governance: data visualization, predictive analytics, and ‘real-time’ policy instruments. Journal of Education Policy, v. 31, n. 2, p. 123-141, 2016a.
______. Digital methodologies of education governance: Pearson plc and the remediation of methods. European Educational Research Journal, v. 15, n. 1, p. 34-53, 2016b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017