OS FAZERES DE BEBÊS E SUAS PROFESSORAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA

Autores

  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p133-144

Palavras-chave:

Bebês, Práticas pedagógicas, Educação infantil, Relações entre pares

Resumo

O presente estudo busca captar o ponto de vista de bebês sobre a organização das práticas educativas, explorando suas possibilidades expressivas não verbais, em situações cotidianas da Educação Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras, seis Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 31 crianças de ambos os sexos, com idades entre 08 e 16 meses, integrantes de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade do Recife-PE. Foram realizadas 38 sessões de filmagem durante três meses. Os dados foram produzidos por meio da análise microgenética, em que cada sessão foi observada atentamente a fim de serem recortados e descritos episódios interacionais. Olhar para o bebê no contexto da Educação Infantil e ouvi-lo em seus interesses viabilizou a captura e a compreensão de seu ponto de vista como elemento que balizou a construção de um trabalho pedagógico a partir das competências sociocomunicativas que seu comportamento interativo pôde desvelar em parceria com suas professoras.

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Biografia do Autor

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta IV do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

RAMOS, T. K. G. OS FAZERES DE BEBÊS E SUAS PROFESSORAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 133–144, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p133-144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4971. Acesso em: 4 nov. 2024.