Apresentação

Autores

  • Ana Paula Silva da Conceição
  • Mônica Appezzato Pinazza

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p15-17

Resumo

 Educação, Infâncias e Formação

No título sugerido para esta publicação encerra-se o propósito das coordenadoras deste trabalho de reafirmar os compromissos educacionais com a infância, tal como expressos nos textos legais. Com a clareza de que se avizinham, numa constância indesejável, ameaças de toda ordem às conquistas arduamente obtidas em favor dos direitos das crianças e das famílias, é sempre oportuno trazer à cena as questões concernentes à infância e à educação infantil, compreendendo a importância de defender a qualificação do que se pensa e faz nesses domínios, a considerar a defesa da qualificação de profissionais que neles atuam. Este dossiê propôs reunir produções resultantes de investigações que tematizam a infância no plural, portanto numa perspectiva da diversidade, e que estão comprometidas em trazer ao plano de discussão os diversos contextos educacionais destinados, particularmente, à faixa etária de 0 a 5/6 anos; as propostas curriculares e a natureza das práticas educativas desenvolvidas junto às crianças, da forma como se revelam na realidade das instituições de educação infantil e/ou em outros espaços educativos. Dado o foco nas infâncias e nas circunstâncias em que se faz a educação dos bebês e das crianças pequenas, constituíram-se de especial interesse à presente publicação os estudos que abordam questões concernentes à formação dos profissionais que atuam com a primeira infância e na educação infantil

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. P. S. da; PINAZZA, M. A. Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 15–17, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p15-17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4962. Acesso em: 19 jun. 2024.