LIDERANÇA DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL EM MUDANÇA

Autores

  • Mônica Appezzato Pinazza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p85-103

Palavras-chave:

Liderança, Educação de professores em contexto, Educação infantil, Supervisão de práticas, Desenvolvimento organizacional

Resumo

A formação contínua em contextos integrados representou a ação e o objeto da pesquisa em uma investigação-ação em um centro de educação infantil público do município de São Paulo. O programa formativo, pautado na inquirição de práticas, implicou ações supervisoras realizadas pelas lideranças formais (diretora e oordenadora pedagógica),apoiadas pela pesquisadora, adotando como gramática pedagógica a Pedagogia-em-Participação. Um propósito da pesquisa foi identificar as atuações individuais e conjuntas da diretora e da coordenadora pedagógica, o estilo de liderança e o tipo de envolvimento de ambas com a formação. Recorreu-se à análise de conteúdo de depoimentos de treze professoras, da diretora, da coordenadora pedagógica e de três supervisoras escolares a entrevistas. A pesquisa revelou o papel fundamental das lideranças formais na formação,promovendo e apoiando ações interativas num ambiente de aprendizagens. Houve o estabelecimento de uma liderança partilhada pela diretora e coordenadora pedagógica, baseada no alinhamento de princípios, crenças e valores.

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Biografia do Autor

Mônica Appezzato Pinazza, Universidade de São Paulo

Doutora e Livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EDM/FEUSP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI/FEUSP).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

PINAZZA, M. A. LIDERANÇA DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL EM MUDANÇA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 85–103, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p85-103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4968. Acesso em: 22 dez. 2024.

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