O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau
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https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pResumo
Este trabalho, que tem como finalidade estudar a maneira de caminhar de Jean-JacquesRousseau (1712-1778), está configurado em duas partes. Por um lado, mostra a última etapa da vida do autor como o momento em que se percebe mais explicitamente seu verdadeiro homo viator. Durante esse período – tal como revelam suas obras autobiográficas –, ele estava submetido a duras acusações dos enciclopedistas, e o ato de caminhar acaba se convertendo na atividade mais adequada, visto que lhe permitia pensar, relembrar o passado e, ao mesmo momento, satisfazer o seu eu doído, triste e desprezado pela alta e ilustrada sociedade francesa. Nesse sentido, a forma de transitar rousseauniana foi solitária – uma espécie de autoexílio das cidades e dos aparelhos sociais – e caracterizada pelo contato com a natureza, como bem demonstra sua novae principal ocupação: a herborização. Por outro lado, este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a tendência educativa que surgiu no final do século XIX (neonomadismopedagógico), já que a ação pedestre desse autor, que podia ser concebida como uma excursão, é um claro antecedente do Romantismo pedagógico.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017