O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau

Autores

  • Jordi Garcia Farrero Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

Este trabalho, que tem como finalidade estudar a maneira de caminhar de Jean-JacquesRousseau (1712-1778), está configurado em duas partes. Por um lado, mostra a última etapa da vida do autor como o momento em que se percebe mais explicitamente seu verdadeiro homo viator. Durante esse período – tal como revelam suas obras autobiográficas –, ele estava submetido a duras acusações dos enciclopedistas, e o ato de caminhar acaba se convertendo na atividade mais adequada, visto que lhe permitia pensar, relembrar o passado e, ao mesmo momento, satisfazer o seu eu doído, triste e desprezado pela alta e ilustrada sociedade francesa. Nesse sentido, a forma de transitar rousseauniana foi solitária – uma espécie de autoexílio das cidades e dos aparelhos sociais – e caracterizada pelo contato com a natureza, como bem demonstra sua novae principal ocupação: a herborização. Por outro lado, este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a tendência educativa que surgiu no final do século XIX (neonomadismopedagógico), já que a ação pedestre desse autor, que podia ser concebida como uma excursão, é um claro antecedente do Romantismo pedagógico.

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Biografia do Autor

Jordi Garcia Farrero, Universidade de Barcelona

Doutorando em Pedagogia. Professor de História da Educação na Universidad de Barcelona

Referências

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

FARRERO, J. G. O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/330. Acesso em: 21 nov. 2024.