Da educação rural à educação do campo: revisão crítica

Autores

  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense
  • Rosângela Branca Carmo Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumo

O propósito deste estudo é recuperar alguns dos eventos históricos da educação ruralque esclarecem o percurso da evolução de seu significado para a concepção, sociale politicamente mais ampla, da educação do campo, observando e problematizando,nesse percurso, fatores que fundamentam reivindicações por maior atenção à escolae às práticas pedagógicas. A metodologia inclui revisão de estudos, cujos aportescríticos sustentam a problematização, construída no estilo ensaístico. A revisão apontaum longo tempo de pouca atenção política ao contexto rural e suas escolas, cujocurrículo e práticas têm sido submetidos ao modelo da escola urbana. Destaca-se,então, a relevância histórica de movimentos sociopolíticos em prol da valorizaçãodos sujeitos do meio rural, incluindo indígenas e remanescentes dos quilombos,reconhecendo-se sua importância para a vida e a história do país. Assim, no percursohistórico e nos aportes críticos revistos neste artigo, observa-se a crescente ênfase emrecursos e condições que propiciem a oferta de um processo educativo contextualizado,assegurando-se também os princípios de qualidade educacional. Desse modo, esteestudo demonstra o quanto o campo inspira reflexões e requer a continuidade eaprofundamento de estudos que visibilizem suas questões e apelos.

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Biografia do Autor

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado em Psicologia Social pela PontíifíciaUniversidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense(UFF).Professora Titular da área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assessora Pedagógica:Institutos Superiores La Salle (RJ) e Colégio La Salle Abel (RJ)

Rosângela Branca Carmo, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Ciências da Educaçãoda Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

RANGEL, M.; CARMO, R. B. Da educação rural à educação do campo: revisão crítica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/311. Acesso em: 25 abr. 2024.