O Ensino Médio na EJA

desafios e contradições na política educacional do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p17-31

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino médio, Políticas educacionais, Parceria público-privada, Trabalho e educação

Resumo

O presente artigo analisa criticamente a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio, no estado do Rio de Janeiro. Considerando os contextos nacional e estadual e os impactos das atuais reformas educacionais, o estudo sistematiza os tipos de oferta de EJA; relaciona-os com a tendência continuada de redução das matrículas nos cursos presenciais; e discute a política educacional gerencialista da EJA no estado. A investigação, analítica-documental, demonstra que, embora o ensino médio na EJA figure como um direito à escolarização básica, o desmonte da sua oferta presencial, a ampliação de carga horária a distância e as celebrações de parcerias público-privadas atingem diretamente a modalidade. O trabalho conclui que as tendências de diminuição de matrículas, de fragmentação das ações e de aceleração na EJA têm sido estimuladas no Rio de Janeiro e se articulam à lógica empresarial, sustando o direito à educação de qualidade de milhões de trabalhadores fluminenses.

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Biografia do Autor

Jaqueline Ventura, Universidade Federal Fluminense

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Associada da UFF, concursada da área Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF. Vinculada aos grupos de pesquisa CNPq: EJA Trabalhadores (EJATrab), Trabalho e Educação – Neddate (Neddate/UFF) e Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA/UFRJ). Investiga história e políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos ao nível regional (RJ) e nacional, formação docente para a EJA, Mundo do trabalho e EJA, Educação Básica e Profissional de jovens e adultos trabalhadores.

Regis Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação (UFRJ). Bacharel e lincenciado em História (UFRJ). Professor adjunto da Faculdade de Educação (UFF). Pesquisador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF. Associado ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados em Trabalho Educação (Neddate/UFF), ao Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx/UFF), e ao Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Escola (LIEPE/UFRRJ). Investiga o processo de hegemonia burguesa na educação brasileira, e suas determinações no trabalho e na saúde do docente da escola pública.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

VENTURA, J. P.; COELHO ARGÜELLES DA COSTA, R. E. O Ensino Médio na EJA: desafios e contradições na política educacional do Rio de Janeiro. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 17–31, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p17-31. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19871. Acesso em: 21 dez. 2024.