O Ensino Médio na EJA
desafios e contradições na política educacional do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p17-31Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino médio, Políticas educacionais, Parceria público-privada, Trabalho e educaçãoResumo
O presente artigo analisa criticamente a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio, no estado do Rio de Janeiro. Considerando os contextos nacional e estadual e os impactos das atuais reformas educacionais, o estudo sistematiza os tipos de oferta de EJA; relaciona-os com a tendência continuada de redução das matrículas nos cursos presenciais; e discute a política educacional gerencialista da EJA no estado. A investigação, analítica-documental, demonstra que, embora o ensino médio na EJA figure como um direito à escolarização básica, o desmonte da sua oferta presencial, a ampliação de carga horária a distância e as celebrações de parcerias público-privadas atingem diretamente a modalidade. O trabalho conclui que as tendências de diminuição de matrículas, de fragmentação das ações e de aceleração na EJA têm sido estimuladas no Rio de Janeiro e se articulam à lógica empresarial, sustando o direito à educação de qualidade de milhões de trabalhadores fluminenses.
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Atualizado em 15/07/2017