A EJA no RS

um estudo sobre a demanda potencial e efetiva no ensino médio (2016-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p45-60

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Ensino Médio, Escolarização

Resumo

O presente artigo busca realizar um mapeamento da realidade da EJA no estado do RS, tendo como enfoque a oferta e a demanda – potencial e efetiva – da modalidade. Outro elemento central analisado diz respeito à conformação da modalidade educacional no estado do RS, tendo como base sua disposição no âmbito urbano e rural. Tal recorte se justifica tendo em vista que o último Plano Nacional de Educação (2014-2024) trouxe o foco para segmentos específicos da população brasileira, a exemplo da população do campo, no que se refere as metas estabelecidas para a EJA. Para qualificar tal analise se buscou bases de dados estatísticos, contextualizando a realidade local no comparativo com o contexto nacional. A análise permite concluir que determinados aspectos da conformação atual da EJA seguem lógicas semelhantes no comparativo nacional e local, entretanto, outros elementos – como a oferta da modalidade no âmbito rural – apresentam conformações particulares no estado do RS.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisas na Linha de Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

http://lattes.cnpq.br/5340491174353700

Raul Kich Abreu, UFRGS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado a linha de pesquisa de Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

http://lattes.cnpq.br/0210590244503191

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-30

Como Citar

FERREIRA GODINHO, A. C.; KICH ABREU, R. A EJA no RS: um estudo sobre a demanda potencial e efetiva no ensino médio (2016-2022). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 45–60, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p45-60. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19799. Acesso em: 15 out. 2024.