A EJA no RS
um estudo sobre a demanda potencial e efetiva no ensino médio (2016-2022)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p45-60Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Ensino Médio, EscolarizaçãoResumo
O presente artigo busca realizar um mapeamento da realidade da EJA no estado do RS, tendo como enfoque a oferta e a demanda – potencial e efetiva – da modalidade. Outro elemento central analisado diz respeito à conformação da modalidade educacional no estado do RS, tendo como base sua disposição no âmbito urbano e rural. Tal recorte se justifica tendo em vista que o último Plano Nacional de Educação (2014-2024) trouxe o foco para segmentos específicos da população brasileira, a exemplo da população do campo, no que se refere as metas estabelecidas para a EJA. Para qualificar tal analise se buscou bases de dados estatísticos, contextualizando a realidade local no comparativo com o contexto nacional. A análise permite concluir que determinados aspectos da conformação atual da EJA seguem lógicas semelhantes no comparativo nacional e local, entretanto, outros elementos – como a oferta da modalidade no âmbito rural – apresentam conformações particulares no estado do RS.
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Referências
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Atualizado em 15/07/2017