“Sinto Esperança!”
marcadores sociais, sonhos e interrupções na juventudes da EJA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p155-170Palavras-chave:
Eja Presencial - Médio, Educação da Juventude., Esperança de Escolaridade.Resumo
Apresentando uma pesquisa de opinião com participantes não identificados realizada em Minas Gerais, este artigo objetiva analisar como pessoas jovens matriculadas no Ensino Médio da EJA representam sua própria juventude, seus marcadores sociais, as interrupções dos estudos e as expectativas sobre seus futuros percursos educativos e profissionais. A metodologia adotada utilizou formulários digitais e problematizou as respostas em uma análise crítica que dialogou com pesquisadoras e pesquisadores como Freire da Mota (2022), Ribeiro (2001), Di Pierro (2009), Arroyo (2003), Freire (1996) e Dayrell (2003). Dentre os resultados, constatou-se que as pessoas jovens consultadas interromperam o ensino regular por vulnerabilidades como ingresso precoce no mundo do trabalho, necessidades familiares ou maternidade não planejada. As representações sobre juventude foram diversas e concluiu-se que as expectativas quanto ao futuro dos percursos formativos e profissionais são esperançosas.
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Atualizado em 15/07/2017