“Sinto Esperança!”

marcadores sociais, sonhos e interrupções na juventudes da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p155-170

Palavras-chave:

Eja Presencial - Médio, Educação da Juventude., Esperança de Escolaridade.

Resumo

Apresentando uma pesquisa de opinião com participantes não identificados realizada em Minas Gerais, este artigo objetiva analisar como pessoas jovens matriculadas no  Ensino Médio da EJA representam sua própria juventude, seus marcadores sociais, as interrupções dos estudos e as expectativas sobre seus futuros percursos educativos e profissionais. A metodologia adotada utilizou formulários digitais e problematizou as respostas em uma análise crítica que dialogou com pesquisadoras e pesquisadores como Freire da Mota (2022), Ribeiro (2001), Di Pierro (2009), Arroyo (2003), Freire (1996) e Dayrell (2003). Dentre os resultados, constatou-se que as pessoas jovens consultadas interromperam o ensino regular por vulnerabilidades como  ingresso precoce no mundo do trabalho, necessidades familiares ou maternidade não planejada. As representações sobre juventude foram diversas e concluiu-se que as expectativas quanto ao futuro dos percursos formativos e profissionais são esperançosas. 

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Biografia do Autor

Eliasaf de Assis, Universidade Federal de Lavras

 Mestre e Doutor em Educação Escolar pela FCLAR - UNESP - Araraquara. No doutorado, pesquisou mulheres educadoras da EJA, engajadas em movimentos sociais, que atuavam na rede municipal de São Paulo. Professor adjunto na UFLA (Universidade Federal de Lavras) na área de "Práticas educativas em EJA e educação em espaços não escolares", atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na modalidade de Mestrado Profissional. Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia.

Doroth de Assis Schimidt Doi, Secretaria Municipal de Assistência Social de Indaiatuba, SP.

Mestre em Humanidades pela FFLCH-USP. Graduada em Serviço Social na Unifesp, Campus Baixada Santista. Assistente Social na Prefeitura municipal de Indaiatuba. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-30

Como Citar

ASSIS, E. de; DOI, D. de A. S. “Sinto Esperança!”: marcadores sociais, sonhos e interrupções na juventudes da EJA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 155–170, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p155-170. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19768. Acesso em: 15 out. 2024.